La reducción del papel del profesor-maestro a la condición ilusional de emprendedor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.28387

Palabras clave:

Neoliberalismo Educativo, Docencia en Educación Básica, Formación de Profesores, Pensamiento Reflexivo.

Resumen

En el presente estudio, se problematiza la reducción del rol del profesor a la condición de colaborador en el ámbito educativo. Esta reducción representa la remoción de este profesional de una posición de maestro/educador comprometido con la formación humana a la de un emprendedor que somete su autonomía e intelectualidad a las exigencias de la escuela que adopta la dinámica empresarial. A través del método analítico-hermenéutico, se desarrolla la hipótesis de que tal cambio de sustantivos esconde la articulación con la racionalidad neoliberal, objetivando al maestro/educador y concibiendo su función como subordinada a los deseos del sector comercial en cuanto a la formación ofrecida en la educación básica. A partir de esto, se retoman las ideas de John Dewey (1979) sobre el rol del docente en el proceso educativo, en la búsqueda de la formación de sujetos activos y reflexivos, capaces de comprender y actuar en la sociedad en la que se ubican, señalando perspectivas de el enfrentamiento del sesgo que intenta convertirlo en un mero reproductor de las expectativas capitalistas en educación. Organizado en tres apartados que siguen el sistema indicado, el artículo es de carácter básico, cualitativo en cuanto a enfoque, exploratorio en cuanto a sus objetivos y bibliográfico en cuanto a procedimientos.

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Biografía del autor/a

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Altair Alberto Fávero

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor titular III e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de Pesquisa Docência Universitária e políticas educacionais (em andamento desde março de 2012) e Políticas Curriculares para o Ensino Médio (em andamento desde outubro de 2020). Além de diversas publicações em periódicos qualificados pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016); Epistemologias da Docência Universitária (em co-organização com Altair Alberto Fávero, publicao em 2016); Interdisciplinaridade e formação docente (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2018); Leituras sobre Zygmunt Bauman e a educação (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2019); Leituras sobre Educação e Neoliberalismo (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2020). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior -  GIEPES, ligado à Unicamp. Membro do Grupo Interinstitucional EMpesquisa e pesquisador do projeto "A reforma Ensino Médio com a Lei 13415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio". E-mail: altairfavero@gmail.com

 

Ana Lucia Vieira, Universidade de Passo Fundo

 Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Pedagogia (UPF). Professora da Rede Municipal de Passo Fundo. E-mail: analucia.vieira32@gmail.com  

Renata Cecilia Estormovski, Universidade de Passo Fundo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na linha de Políticas Educacionais. Possui especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria e é graduada em Letras pela Faplan e em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre gestão e indicadores de qualidade na educação básica (GE-Quali) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES). E-mail: renataestormovski@gmail.com

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Publicado

2022-08-30

Cómo citar

FÁVERO, A. A.; VIEIRA, A. L.; ESTORMOVSKI, R. C. La reducción del papel del profesor-maestro a la condición ilusional de emprendedor. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e28387, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.28387. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/28387. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos de demanda contínua