The reduction of the role of the teacher-master to the illusional condition of an entrepreneur

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.28387

Keywords:

Educational Neoliberalism, Teaching on Basic Education, Teacher Training, Reflective Thinking

Abstract

In the present study, the reduction of the role of the teacher to the condition of collaborator in the educational environment is problematized. This reduction represents the removal of this professional from a position of master/educator engaged in human training to that of an entrepreneur who submits his autonomy and intellectuality to the demands of the school that adopts the business dynamic. Through the analytical-hermeneutic method, the hypothesis is developed that such change of nouns hides the articulation with neoliberal rationality, objectifying the master/educator and conceiving his function as subordinate to the wishes of the commercial sector regarding the training offered on basic education. From this, we retake the ideas of John Dewey (1979) about the role of the teacher in the educational process, in the search for the formation of active and reflective subjects, capable of understanding and acting in the society in which they live, pointing out perspectives for facing the bias that tries to make them a mere reproducer of capitalist expectations in education. Organized in three sections that follow the system indicated, the article is of a basic nature, qualitative in terms of approach, exploratory in terms of its objectives, and bibliographical in terms of procedures.

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Author Biographies

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Altair Alberto Fávero

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor titular III e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de Pesquisa Docência Universitária e políticas educacionais (em andamento desde março de 2012) e Políticas Curriculares para o Ensino Médio (em andamento desde outubro de 2020). Além de diversas publicações em periódicos qualificados pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016); Epistemologias da Docência Universitária (em co-organização com Altair Alberto Fávero, publicao em 2016); Interdisciplinaridade e formação docente (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2018); Leituras sobre Zygmunt Bauman e a educação (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2019); Leituras sobre Educação e Neoliberalismo (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2020). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior -  GIEPES, ligado à Unicamp. Membro do Grupo Interinstitucional EMpesquisa e pesquisador do projeto "A reforma Ensino Médio com a Lei 13415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio". E-mail: altairfavero@gmail.com

 

Ana Lucia Vieira, Universidade de Passo Fundo

 Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Pedagogia (UPF). Professora da Rede Municipal de Passo Fundo. E-mail: analucia.vieira32@gmail.com  

Renata Cecilia Estormovski, Universidade de Passo Fundo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na linha de Políticas Educacionais. Possui especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria e é graduada em Letras pela Faplan e em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre gestão e indicadores de qualidade na educação básica (GE-Quali) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES). E-mail: renataestormovski@gmail.com

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Published

2022-08-30

How to Cite

FÁVERO, A. A.; VIEIRA, A. L.; ESTORMOVSKI, R. C. The reduction of the role of the teacher-master to the illusional condition of an entrepreneur. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e28387, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.28387. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/28387. Acesso em: 24 aug. 2024.

Issue

Section

Artigos de demanda contínua