DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS/THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CHALLENGES OF EVALUATION IN EDUCATIONAL PROCESSES
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v40i0.9199Resumo
O objetivo com este texto é realizar uma crítica às práticas avaliativas que ocorrem na Educação Superior que têm se pautado em procedimentos tradicionais de avaliação. O propósito dessa crítica é indicar alguns desafios teórico-metodológicos que poderão se mostrar produtivos para (re)pensar a avaliação dos processos educativos. Inicialmente, tratou-se do conceito de desenvolvimento profissional do docente universitário como um processo necessário para repensar as práticas avaliativas; em seguida, abordou-se a autoavaliação como possibilidade de uma avaliação autêntica; por fim, foram destacados alguns desafios teórico-metodológicos da avaliação dos processos educativos que podem se mostrar produtivos para analisar o atual cenário da expansão da Educação Superior.
Palavras-chave: Avaliação. Processos educativos. Políticas educacionais.
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