Formación de profesorado: desafío de la investigación como práctica pedagógica

Autores/as

  • Cristiane de Almeida Universidade Federal de Santa Maria
  • Eva Teresinha de Oliveira Boff Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20259

Palabras clave:

Docencia en Ciencias Naturales, Formación de profesorado, Teoría histórico-cultural

Resumen

El objetivo de este artículo fue analizar un proceso interactivo de formación docente, desarrollado en una escuela de Educación Secundaria del Estado de Rio Grande do Sul (RS, Brasil), impregnado por la investigación. Se constituyó un grupo de estudio con profesores del área de Ciencias Naturales, quienes planificaron y desarrollaron su docencia para tres clases del segundo curso de Educación Secundaria, enfocándose en la propuesta de (re)organización curricular llamada Situación de Estudio (SE), cuyo apoyo teórico central es el referente histórico-cultural basado en la perspectiva de Vigotski. En la investigación se analizaron las posibilidades de articular contenidos escolares con temas socialmente relevantes. Del análisis de datos emergieron tres categorías: Investigación como principio pedagógico; Investigación como principio educativo; y Articulación de los contenidos escolares con la investigación del alumnado. Los datos producidos mostraron que el proceso interactivo contribuyó al aprendizaje de estudiantes y docentes; debido a que el profesorado, al modificar su práctica pedagógica para guiar mejor a los estudiantes en su investigación también realizaron investigaciones, lo que llevó a considerar a la investigación como un principio pedagógico y educativo.

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Biografía del autor/a

Cristiane de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2005) e Mestrado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ (2014). Faz Doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Eva Teresinha de Oliveira Boff, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Licenciatura de 1º Grau (1977) e Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação em Química (1980), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul . É mestre em Ciências Biológicas - Bioquimica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), e doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- UFRGS(2011). É professora alocada no Departamento de Ciências da Vida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e vinculada ao Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (Gipec-Unijui). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com atuação nas disciplinas de Bioquímica e Estágio Currícular Supervisonado na área de Ciências da Natureza. A linha de pesquisa focaliza a formação docente por meio da produção e desenvolvimento de uma organização curricular denominada Situação de Estudo. É professora colaboradora temporária do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS e vinculada ao Grupo de pesquisa: Área de Educação Química, coordenado pelo professor Dr. José Cláudio Del Pino? UFRGS. Docente pesquisadora do PPG- Educação em Ciências-UNIJUÍ e atualmente coordenadora deste PPG.

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUI, (1988) mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro(1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/USP (2004). Faz Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo (USP). Foi professora da Rede Pública Estadual de Santa Catarina e da Universidade do Oeste de Santa Catarina/UNOESC. Atualmente é professora da Área de Educação Matemática, do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM; dos cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação Especial. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSM e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/PPGEM&EF/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação matemática, formação de professores, ensino e aprendizagem e prática pedagógica. Coordenadora do Núcleo UFSM do projeto "Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino"- OBEDUC/CAPES. Coordenadora de Área do subprojeto Interdisciplinar Educação Matemática do PIBID/UFSM. Coordenadora do Clube de Matemática (projeto FIEX-UFSM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat-UFSM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP). Membro da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática e da Anped -Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2020-04-20

Cómo citar

ALMEIDA, C. de; BOFF, E. T. de O. .; LOPES, A. R. L. V. Formación de profesorado: desafío de la investigación como práctica pedagógica. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–20, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.20259. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/20259. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos de demanda contínua

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