Teacher training: challenge of research as a pedagogical practice

Authors

  • Cristiane de Almeida Universidade Federal de Santa Maria
  • Eva Teresinha de Oliveira Boff Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20259

Keywords:

Teaching of Natural Sciences, Teacher Training, Historical-cultural theory

Abstract

The aim of this article was to analyze an interactive process of teacher education, developed in a school of basic education in State in Rio Grande do Sul (RS, Brazil), permeated by the research. A study group was set up with teachers from the area of Natural Sciences, who planned and developed classes for three courses of the second year of High School, focusing on the proposed (re)organization called Study Situation (SS), which has as contribution theoretical and historical-cultural referential, with its bases in Vigotski. We investigated the possibilities of articulating the school contents with socially relevant themes. From the data analysis emerged three categories: Research as pedagogical principle; Research as an educational principle; Articulation of school contents with student research. The data produced showed signs that the interactive process contributed to learning for students and teachers; because teachers, when modifying their pedagogical practice to better guide students in their research, also did the research; and thus carried out the research as a pedagogical and educational principle.

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Author Biographies

Cristiane de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2005) e Mestrado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ (2014). Faz Doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Eva Teresinha de Oliveira Boff, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Licenciatura de 1º Grau (1977) e Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação em Química (1980), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul . É mestre em Ciências Biológicas - Bioquimica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), e doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- UFRGS(2011). É professora alocada no Departamento de Ciências da Vida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e vinculada ao Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (Gipec-Unijui). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com atuação nas disciplinas de Bioquímica e Estágio Currícular Supervisonado na área de Ciências da Natureza. A linha de pesquisa focaliza a formação docente por meio da produção e desenvolvimento de uma organização curricular denominada Situação de Estudo. É professora colaboradora temporária do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS e vinculada ao Grupo de pesquisa: Área de Educação Química, coordenado pelo professor Dr. José Cláudio Del Pino? UFRGS. Docente pesquisadora do PPG- Educação em Ciências-UNIJUÍ e atualmente coordenadora deste PPG.

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUI, (1988) mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro(1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/USP (2004). Faz Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo (USP). Foi professora da Rede Pública Estadual de Santa Catarina e da Universidade do Oeste de Santa Catarina/UNOESC. Atualmente é professora da Área de Educação Matemática, do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM; dos cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação Especial. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSM e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/PPGEM&EF/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação matemática, formação de professores, ensino e aprendizagem e prática pedagógica. Coordenadora do Núcleo UFSM do projeto "Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino"- OBEDUC/CAPES. Coordenadora de Área do subprojeto Interdisciplinar Educação Matemática do PIBID/UFSM. Coordenadora do Clube de Matemática (projeto FIEX-UFSM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat-UFSM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP). Membro da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática e da Anped -Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação.

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Published

2020-04-20

How to Cite

ALMEIDA, C. de; BOFF, E. T. de O. .; LOPES, A. R. L. V. Teacher training: challenge of research as a pedagogical practice. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–20, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.20259. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/20259. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos de demanda contínua

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