Enseñanza universitaria y la formación del espíritu científica: una aproximación desde la epistemología de Gaston Bachelard

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11554

Palabras clave:

La docencia universitaria, Epistemología, Obstáculos epistemológicos, Formación

Resumen

En este artículo se realiza un análisis teórico, a través de una búsqueda en la literatura, desarrollado por el Grupo de Investigación Enseñanza Universitaria, Políticas Educativas y Expansión de la Educación Superior: perspectivas y desafíos, de la Universidad de Passo Fundo, RS. En primer lugar se reconstruye brevemente la propuesta epistemológica bachelardiana en un intento de superar el dualismo entre el realismo y el racionalismo, en la dirección de un racionalismo aplicado; después reconstruimos los argumentos de Bachelard en torno a la noción de obstáculo epistemológico y la formación del espíritu científico; y para finalizar presentamos las implicaciones de la epistemología bachelardiana para reconsiderar algunos de los retos de la enseñanza universitaria.

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Biografía del autor/a

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Altair Alberto Fávero é  Doutor em Educação (Ufrgs), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). É coordenador dos Estágios supervisionados do Curso de Filosofia, professor do Corpo docente permanente do Mestrado em Educação atuando na linha de Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Epistemologia e políticas para o ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ensino de filosofia, educação, pragmatismo, formação docente, políticas educacionais e ética. Coordena o projeto “As interconexões entre conteúdo e método: conseqüências para o ensino de filosofia”(em andamento desde 2002) e o projeto “Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino” (em andamento desde 2008. Entre as publicações do autor destacam-se as seguintes obras: Experiência e conhecimento (UPF Editora), Temas de filosofia da ciência (Editora Clio), Um olhar sobre o ensino de Filosofia (Editora Unijuí), Filosofia e racionalidade (UPF Editora), Diálogo e aprendizagem (Editora Clio), Que tal um pouco de lógica?! (Editora Méritos em coautoria com Carina Tonieto e outros autores), Ética: quem determina nossas escolhas?! (Editora Méritos, em coautoria com Carina Tonieto e outros autores), Filosofia, educação e sociedade (UPF Editora), Apresentação de trabalhos científicos (Editora UPF), Diálogo e investigação (Editora Méritos), Sobre filosofia e educação: racionalidade e tolerância (UPF editora), Universidade, filosofia e cultura (UPF editora) e Educar o educador (em coautoria com Carina Tonieto, Editora Mercado de Letras).

Carina Tonieto, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação (UPF), Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes), especialista em Gestão Educacional (UFSM), graduada em Filosofia (UPF), pesquisadora no Grupo de Pesquisa  Improvisação docente no cenário da expansão da educação superior: o problema da identidade do professor universitário na Universidade de Passo Fundo. Professora na Universidade de Passo Fundo no curso de Filosofia e na área de Ética e Conhecimento.  Dentre as publicações se destacam pela Editora Mercado de Letras Leituras sobre Richard Rorty (em co-organização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2013) e a Educação (Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2011) e Educar o Educador: reflexões sobre formação docente  (em co-autoria com Altair Alberto Fávero, lançado em 2010).

 E-mail: tonieto.carina@gmail.com

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Publicado

2017-04-04

Cómo citar

FÁVERO, A. A.; TONIETO, C. Enseñanza universitaria y la formación del espíritu científica: una aproximación desde la epistemología de Gaston Bachelard. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 1, p. 155–172, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i1.11554. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/11554. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Docência Universitária"