As narrativas das crianças sobre as práticas educativas do Movimento de Mulheres Camponesas
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16272Palavras-chave:
Movimento de Mulheres Camponesas, Crianças camponesas, Práticas educativasResumo
Com o presente artigo tem-se o intuito de divulgar, por meio das narrativas capturadas de depoimentos orais, a voz da criança camponesa, colocando em destaque suas representações em diálogo com as mães-militantes. A pergunta-problema que orientou a pesquisa foi: no âmbito do diálogo entre crianças e mulheres-mãe militantes, quais as representações sociais sobre o processo formativo e as práticas educativas construídas nas lutas do Movimento de Mulheres Camponesas? Na perspectiva epistemológica, tomamos como referência algumas reflexões sobre as leis e categorias da dialética materialista da história em articulação com alguns aportes do pensamento freireano. Inspiramo-nos na abordagem teórico-metodológica do Círculo Epistemológico de Cultura (CEC), realizado concomitantemente com os encontros de mulheres. Em termos de conclusões provisórias, foi possível perceber nas narrativas que as crianças conhecem os meandros político-pedagógicos das práticas educativas e desejam participar de um projeto popular igualitário em um ambiente político-social de militância.
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