Revisitando propostas e iniciativas de organização do ensino em ciclos: um debate atual e necessário

Autores

  • Ocimar Munhoz Alavarse Universidade Estadual de São Paulo (USP)
  • Paulo Henrique Arcas Universidade de São Paulo
  • Cristiane Machado Universidade Estadual de Campinas - SP (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16466

Palavras-chave:

Democratização do ensino, Organização curricular, Ciclos, Ensino fundamental

Resumo

Neste artigo recuperam-se e analisam-se propostas e iniciativas de organização do ensino fundamental em ciclos das redes municipais de Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo implantadas na primeira metade dos anos 1990 e que serviram de referência para outras redes de ensino, principalmente após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). No contexto de políticas de educação que têm preconizado sua qualidade como expressas nos resultados de avaliações externas em larga escala, considera-se necessário recuperar iniciativas que, sem necessariamente recusar a utilização desses resultados, buscaram alterar a organização curricular do ensino fundamental com vistas à ampliação da qualidade na perspectiva de sua democratização.

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Publicado

06-12-2018

Como Citar

ALAVARSE, O. M.; ARCAS, P. H.; MACHADO, C. Revisitando propostas e iniciativas de organização do ensino em ciclos: um debate atual e necessário. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. esp, p. 131–154, 2018. DOI: 10.18593/r.v43iesp.16466. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16466. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Comemorativo Roteiro 40 anos