Research on Research in Education Management and Financing

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.30425

Keywords:

Knowledge production, Review studies, State of art, Education Management, Education financing

Abstract

The management and financing of education are comprehensive themes that encompass various sub themes and theoretical-methodological perspectives. This article aims to analyze the review studies on education management and financing regarding the methodological design and the aspects analyzed. This is a review study, with a qualitative approach, based on documental analysis. The corpus of the article comprises 12 productions that were submitted to full reading and analysis. The study revealed the need for greater dialogue of authors with the literature on review studies, as well as the relevance of collective research developed in a network for the advancement of knowledge.

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Author Biographies

Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella, Universidade Federal de São Carlos/Faculdade Zumbi dos Palmares

Mestrado (2001-2004) e doutorado (2007-2012) em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pós Doutorado (2017-2019) pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos.  Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (aposentada). Tem experiência em assessorar Secretarias de Educação (Gestão escolar e formação de professores). Pesquisadora da Rede EScola Pública e Universidade (REPU). Projetos de Pesquisa em andamento: Estudos de Revisão em Educação: tipologias e tendências metodológicas; Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018). Livros publicados: Formação e participação políticas de conselheiros e conselheiras de escola; A escola pública feita por várias mãos (org com Rubens Barbosa de Camargo) ambos Editora Appris. Interesse: gestão escolar democrática, organização do trabalho na escola, política e gestão educacional.

 

Maria Aparecida Guedes Monção, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Escolar da Faculdade de Educação da UNICAMP. Integra Grupo de Pesquisa Politicas, Educação e Sociedade e o Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento educacional. Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas: Educação Infantil, Política Públicas em Educação Infantil, Gestão Escolar e Formação de Professores. Atuou na coordenação do Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo no período de 2012 a 2017.

Rosana Evangelista da Cruz, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Pedagogia (1996) e Serviço Social (1989) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestrado (2002) e doutorado (2009) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada na Universidade Federal do Piauí e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política e Gestão da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente com o tema gestão e financiamento da educação. Membro da rede de pesquisadores em financiamento da educação, do Observatório da Remuneração Docente e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Direção Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (gestão 2013/2014) e da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (gestão 2015/2017)

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Published

2022-12-06

How to Cite

PERRELLA, C. dos S. S.; MONÇÃO, M. A. G.; CRUZ, R. E. da . Research on Research in Education Management and Financing. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e30425, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.30425. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30425. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos de demanda contínua

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