Formação continuada de pedagogos escolares: o significado de grupo e comunicação na prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v46i.24333Palavras-chave:
Formação Continuada, Pedagogo, Escola, Grupo, ComunicaçãoResumo
Ao considerar que o pedagogo é o profissional que articula a comunicação e coordena os grupos envolvidos no processo de ensinar e aprender na escola, este artigo tem como objetivo identificar a articulação que os pedagogos estabeleceram entre as informações recebidas ao longo da formação continuada, as vivências reflexivas sobre comunicação e grupo e a prática já desenvolvida no espaço da escola. A pesquisa, de caráter qualitativo, apresenta a descrição de uma experiência de formação continuada com pedagogos e interpreta os fenômenos à luz da fenomenologia hermenêutica. Para a descrição e interpretação dos dados utilizou-se a roda de conversa de dois encontros da Formação Continuada e uma tarefa a ser realizada na escola. Os resultados indicam que os participantes da pesquisa, por não trabalharem, na maioria das vezes, sob a ótica da observação e da escuta, e também por não estarem respaldados pelo conhecimento de que a escola deveria ser entendida como um grupo, em processo dinâmico e que é impossível não comunicar, acabam fazendo leituras da dinâmica escolar e de seus fenômenos, de modo simplista.
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