v. 44 n. 2 (2019): Roteiro

					Visualizar v. 44 n. 2 (2019): Roteiro

Nilma_foto_ok_3.jpg

Educação e diferença é muito mais do que um tema. São processos, questões sociais, culturais e políticas constituintes de toda e qualquer sociedade. Elas existem tanto nas formas cotidianas da vida quanto institucionais e sempre nos desafiando ao diálogo, à discussão e à busca de caminhos que nos ajudem a compreendê-las na sua dinâmica e inter-relação e, ainda, a implementá-las enquanto ações, políticas e práticas democráticas. [...]

Publicado: 20-02-2019

Dados da Edição

  • Folha de rosto

    1-6
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.21526

Editorial

  • Entre a Commoditycidade e a pesquisa engajada

    Priscila Monteiro Chaves, Nadiane Feldkercher, Marilda Pasqual Schneider
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.21450

Apresentação

  • Educação e diferença: diálogos e perspectivas

    Jaqueline Barbosa da Silva, Everaldo Fernandes da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.21524

Seção Temática: Educação e Diferença: diálogo e perspectivas

  • Serviço/trabalho social com meninos e meninas com necessidades educativas especiais na Espanha

    Enrique Pastor Seller, Carla Grau Bastida
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17554
  • O que ensinam livros didáticos de Artes do Ensino Médio sobre arte dos povos indígenas

    Mariana Schnorr Thomas, Iara Tatiana Bonin
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17343
  • Educação transdisciplinar em valores na integraçao de jovens em risco de exclusão social

    Anfrisia Alessandra Pereira Araujo, María del Carmen Plata Luque, María Luisa Ortiz Mallol, Ana Isabel Jiménez Durán
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17542
  • Transdisciplinaridade e interculturalidade: experiências vividas e compartilhadas no curso de educação intercultural indígena – UFG (2018)

    Tamiris Maia Gonçalves Pereira, Ordália Cristina Gonçalves Araújo, Elias Nazareno
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17362
  • Imagens de mulheres negras e indígenas nos livros didáticos dos territórios campesinos brasileiro e colombiano

    Janssen Felipe Silva, Anna Rita Sartore, Aline Renata dos Santos
    1-32
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17379
  • Histórias que educam: dos velhos do quilombo à formação para a juventude – memória, saberes, tradição

    Pedro Fernando Santos, Ana Lúcia Oliveira Aguiar
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17535
  • Possibilidades da Educação Estatística como forma de análise crítica da realidade na escola indígena

    Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Sérgia Andréa Pereira de Oliveira, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17494
  • Os saberes docentes de professores da educação de jovens e adultos indígenas

    Maria Alda Tranquelino da Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17496
  • Ações afirmativas e formação de professores: diálogos e perspectivas a partir do NEAB/UFSCar

    Tatiane Cosentino Rodrigues, Ivanilda Amado Cardoso, Andreia Rosalina Silva
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17417
  • Patrimônio cultural indígena: desafios para uma educação patrimonial decolonial

    Sandro Guimarães de Salles, Saulo Ferreira Feitosa, Rosane Freire Lacerda
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17415

Entrevista

  • Cultura virtual e subjetividade na idade mídia: contemplações críticas com Joana Peixoto

    Evandro Salvador Alves Oliveira, Henrique Carivaldo de Miranda Neto, Júlio Henrique Cunha Neto, Sálua Cecílio
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.19970

Artigos de demanda contínua

  • Relações entre gêneros na teorização curricular tradicional, crítica e pós-crítica

    Eleta de Carvalho Freire
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.16505
  • Livro didático Português – Linguagens: questões de interpretação e emancipação

    Mateus Mariot Nascimento, Antonio Serafim Pereira
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.16425
  • Retratos da inclusão: o atendimento ao surdo em distintos espaços sociais

    Taline Pereira Chaves, Gisleine Sonali Pereira Tonin, Patrícia Graff
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17638
  • Licenciatura em educação do campo: interfaces entre o projeto pedagógico e a prática educativa

    Raimunda Alves Melo, Antonia Dalva França Carvalho
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.16156
  • Frei Elias Zulian: educação e missão na região de Ponta Grossa, PR (1952-1976)

    Edson Claiton Guedes, Adriana Salvaterra Pasquini
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.19740
  • Escola, formação humana e a contribuição pedagógica de Dermeval Saviani no cenário contemporâneo

    João Francisco Lopes de Lima
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.19902

Resenha

  • Olhares para o Retorno do Pêndulo: reflexões a partir de Bauman e Dessal

    Sirlei Tedesco, Geraldo Antônio Da Rosa
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.20143
  • Raízes – Resistência histórica

    Vânia de Fátima Noronha Alves
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.19322
  • Sobre a capa

    1-2
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.21525