Histórias que educam: dos velhos do quilombo à formação para a juventude – memória, saberes, tradição
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17535Palavras-chave:
Histórias de velhos, Quilombo, Saberes locais, OralidadeResumo
No processo de construção do conhecimento muitos povos, culturas e saberes foram margeados. Esse artigo é uma problematização proposta a uma pesquisa concluída no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que objetiva investigar as influências dos Saberes da Tradição concretizadas pelas “histórias dos velhos” da Comunidade Quilombola de Santana, em Pernambuco, para a formação da juventude dessa localidade. Como método, tem-se a História Oral, que examina o trabalho da memória como legado de tradição da comunidade. O estudo evidencia e denota a relação direta dos ensinamentos dos mais velhos para a formação dos mais jovens e, como base teórica, apoia-se, principalmente, em Bosi, Halbwachs, Pollak e Alberti para essa investigação.
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