O que ensinam livros didáticos de Artes do Ensino Médio sobre arte dos povos indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17343

Palavras-chave:

Arte indígena, Livro didático, Ensino de Arte

Resumo

Este artigo discute formas de representação das práticas artísticas dos povos indígenas em dois livros didáticos de Arte para o ensino médio, selecionados para distribuição em escolas públicas por meio do Programa Nacional do Livro Didático de 2015. Sob a perspectiva teórica dos Estudos Culturais em Educação, que orienta o presente estudo, livros didáticos são vistos como artefatos que constituem e propagam conhecimentos e também promovem uma regulação na cultura, à medida que incluem ou excluem aspectos e práticas, nesse caso, dos povos indígenas. A análise mostra que arte indígena é um conceito em disputa, sendo flexionada ora por concepções eurocêntricas, ora por discursos multiculturalistas, quando integrada aos livros didáticos.

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Biografia do Autor

Mariana Schnorr Thomas, Universidade Luterana do Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil; Licenciada em Artes Visuais pela mesma universidade.

Iara Tatiana Bonin, Programa de Pós-Graduação em Educação; Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília – UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1989). É professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea. É bolsista Produtividade (Pq 2) do CNPq

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Publicado

20-02-2019

Como Citar

THOMAS, M. S.; BONIN, I. T. O que ensinam livros didáticos de Artes do Ensino Médio sobre arte dos povos indígenas. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 1–28, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i2.17343. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/17343. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Educação e Diferença: diálogo e perspectivas

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