O “BOM” PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Autores/as

  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcia Ferreira de Azevedo Universidade Federal de pernambuco(UFPE)
  • Suelen Batista Freire Universidade Federal de Pernambuco(UFPE)

Resumen

Resumo: Este artigo aborda as representações sociais do “bom” professor universitário entre estudantes do Curso de Pedagogia. Trata-se de um estudo orientado pela teoria das representações sociais. A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu 220 estudantes. O instrumento de coleta foi um questionário, contendo um teste de associação livre de palavras. As palavras foram processadas pelo software EVOC. Os resultados apontaram para uma representação social de “bom” professor centrada em elementos práticos que constituem as condutas desse profissional. Nesse sentido, o “bom” professor seria um profissional dedicado, responsável, assíduo, competente, experiente, ético, compreensivo, com sabedoria, didático, com conhecimento e que respeita os alunos.
Palavras-chave: Bom professor. Representações sociais. Estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação, professora vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento  Educacional e Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Bolsista do CNPq.  E-mail: laeda01@gmail.com

Marcia Ferreira de Azevedo, Universidade Federal de pernambuco(UFPE)

Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação – UFPE.

Suelen Batista Freire, Universidade Federal de Pernambuco(UFPE)

Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação – UFPE.

Publicado

2013-10-11

Cómo citar

MACHADO, L. B.; DE AZEVEDO, M. F.; FREIRE, S. B. O “BOM” PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. Roteiro, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 311–336, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2789. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos