Aprendizaje profesional de profesores noveles y experimentados en un programa de mentoría

Autores/as

  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Universidade Federal de São Carlos
  • Rosa Maria Moraes Anunciato Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0003-1478-411X
  • Carolina Marini Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.32278

Palabras clave:

aprender a enseñar, professores con experiencia, profesores principiantes, mentoría

Resumen

Se analizan las experiencias de aprendizaje de profesores principiantes (PI) y experimentados (M-mentores) en el contexto de un Programa Híbrido de Mentoría (PHM) dirigido a ayudar a los profesores con menos de cinco años de experiencia, a hacer frente a las dificultades que suelen presentarse en esta etapa de la carrera docente. La investigación se basa en referencias sobre el aprendizaje de la enseñanza; la interacción intergeneracional de los profesores; y los procesos de construcción conjunta del conocimiento profesional. La principal fuente de datos fue un cuestionario con preguntas abiertas en el caso de los PI y entrevistas y narraciones escritas en el caso de M. Las respuestas se consideraron narraciones y se analizaron a partir del análisis de contenido. Los contenidos y procesos implicados en estas conversaciones pusieron de manifiesto las oportunidades de construcción colaborativa de aprendizajes profesionales específicos para PI e M. Para las PI, cabe destacar el carácter situado, continuo, dinámico y diversificado de los conocimientos necesarios para enseñar y actuar de forma profesional. En el caso de las M, el aprendizaje se evidenció en dos planos: el de enseñar a enseñar la PI y su rol como docente. En las conversaciones profesionales mantenidas se pudo identificar la complejidad de la construcción de la base de conocimientos para la enseñanza tanto para las PI como para las M.

 

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Biografía del autor/a

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Psicologia (FFCL de Ribeirão Preto), mestrado em Educação Especial (UFSCar) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - USP). É professora titular do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Foi Secretária de Educação a Distância da UFSCar (2009-2016). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: programas de apoio a professores em início de carreira, mentoria,desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, formação continuada de professores; formação de professores via Internet, base de conhecimento. Atualmente é editora da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) vinculada ao PPGE-Educação da UFSCar. Coordenou a pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP. 

Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos

Possui Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1985), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Realizou pós-doutorado na Universidade do Minho com apoio da FAPESP. Coordena o grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, concepções sobre a docência, anos iniciais do ensino fundamental, narrativas e aprendizagem profissional da docência. Foi chefe de departamento em 2012 e 2013. Foi coordenadora na UFSCar do Doutorado Interinstitucional PPGE-UFSCar/ Universidade Estadual do Paraná Campo Mourão - 2011-2015. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar - São Carlos de 2015 a 2018.

Carolina Marini, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Pedagogia (UFSCar). Mestrado em Educação (UFSCar). Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, formação continuada de professores; formação de professores via Internet. É membro da equipe da pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP. 

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Publicado

2023-08-11

Cómo citar

REALI, A. M. de M. R.; ANUNCIATO, R. M. M.; MARINI, C. Aprendizaje profesional de profesores noveles y experimentados en un programa de mentoría. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e32278, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.32278. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/32278. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos de demanda contínua

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