Beginning and experienced teachers professional learning in a mentoring program

Authors

  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Universidade Federal de São Carlos
  • Rosa Maria Moraes Anunciato Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0003-1478-411X
  • Carolina Marini Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.32278

Keywords:

teacher learning, experienced teachers, novice teachers, mentoring

Abstract

This study aims to analyze novice teachers (NT) and experienced teachers (M-mentors) learnings in the context of the Hybrid Mentoring Program (HMP) designed to help teachers with less than five years of experience, to deal with difficulties often faced in this stage of teaching career. Teacher learning, teacher intergenerational interaction, and joint construction of professional knowledge processes research was the theoretical study basis. The primary data source was a questionnaire with open questions in the case of NT and interviews and written narratives in the case of the M. The answers obtained were considered narrative and analyzed from the content analysis. The contents and processes involved in these conversations showed opportunities for the collaborative construction of specific professional learning for NT and M. In the case of the M, learning was evidenced on two levels: that of teaching how to teach the NT and in their performance as a teacher. The complexity of constructing the knowledge base for teaching was recognized through the professional conversations for M and NT.

 

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Author Biographies

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Psicologia (FFCL de Ribeirão Preto), mestrado em Educação Especial (UFSCar) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - USP). É professora titular do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Foi Secretária de Educação a Distância da UFSCar (2009-2016). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: programas de apoio a professores em início de carreira, mentoria,desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, formação continuada de professores; formação de professores via Internet, base de conhecimento. Atualmente é editora da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) vinculada ao PPGE-Educação da UFSCar. Coordenou a pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP. 

Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos

Possui Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1985), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Realizou pós-doutorado na Universidade do Minho com apoio da FAPESP. Coordena o grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, concepções sobre a docência, anos iniciais do ensino fundamental, narrativas e aprendizagem profissional da docência. Foi chefe de departamento em 2012 e 2013. Foi coordenadora na UFSCar do Doutorado Interinstitucional PPGE-UFSCar/ Universidade Estadual do Paraná Campo Mourão - 2011-2015. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar - São Carlos de 2015 a 2018.

Carolina Marini, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Pedagogia (UFSCar). Mestrado em Educação (UFSCar). Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, formação continuada de professores; formação de professores via Internet. É membro da equipe da pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP. 

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Published

2023-08-11

How to Cite

REALI, A. M. de M. R.; ANUNCIATO, R. M. M.; MARINI, C. Beginning and experienced teachers professional learning in a mentoring program. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e32278, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.32278. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/32278. Acesso em: 21 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos de demanda contínua