Formação continuada de professoras alfabetizadoras: relações com a alfabetização e letramento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i0.24025

Palavras-chave:

Formação continuada, Alfabetização e letramento, Professoras alfabetizadoras

Resumo

A formação continuada é um processo constante, sendo importante que promova a autonomia e a criticidade das professoras alfabetizadoras, além de oportunizar a busca de instrumentos necessários no processo de alfabetização e letramento dos estudantes. Ler e escrever proporcionam aos seres humanos a capacidade de ação segundo suas normas e conceitos e geram as condições necessárias para alcançar níveis mais elevados de aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a concepção das professoras alfabetizadoras sobre a alfabetização na perspectiva do letramento. Com abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de questionário, contendo nove perguntas fechadas, junto a 30 professoras efetivas com experiência em turmas de 1º e/ou 2º ano da rede municipal de educação de Lages, SC. Na segunda etapa da pesquisa empírica, foram selecionadas as professoras, de acordo com os critérios de inclusão, para a realização da entrevista semiestruturada. Após a pesquisa, foi possível verificar, de acordo com a percepção das professoras, que as turmas de 1º e 2º anos necessitam de um enfoque diferenciado, levando em consideração a importância da alfabetização e do letramento para os estudantes. Exaltam, também, a premência de práticas alfabetizadoras que promovam, com os estudantes, possibilidades de avanços no conhecimento e transformação da realidade social em que vivem. Desse modo, torna-se imprescindível que a formação continuada de alfabetizadoras oportunize às professoras aprofundarem questões inerentes a esse processo e que levem em consideração as práticas e exigências educacionais no desenvolvimento dos conteúdos curriculares da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Leticia Arruda, UNIPLAC

Mestra em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC (2019). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo em Educação Básica (NUPEB). Possui especialização em gestão e práticas psicopedagógicas pelo Centro Universitário UNIFACVEST (2010), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário UNIFACVEST (2009). Atualmente é servidora pública - Secretaria Municipal da Educação de Lages. Tem experiência na área de alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, alfabetização e letramento, políticas públicas, professoras alfabetizadoras.

Maria Selma Grosch, UNIPLAC

Licenciada em Pedagogia - Supervisão Escolar pela FAFI (PR) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas (1992), Especialista em Psicologia Educacional pela UNIVALI (SC) - Universidade do Vale do Itajaí (1993) Mestre em Educação pela FURB(SC) - Universidade Regional de Blumenau (1998) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Pós-Doutorado no PPGEd da UNOESC, sob a supervisão da Profa. Dra. Leda Scheibe (USC). Atuação profissional:Professora aposentada do Centro de Ciências da Educação da FURB. Atualmente é professora titular no PPGE- Programa de Pós Graduação em Educação da UNIPLAC- Universidade do Planalto Catarinense em Lages(SC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Continuada de Professoras/es, Políticas de Formação de Professoras/es; Políticas de Alfabetização e Letramento; Fundamentos Epistemológicos da Didática Geral; Didática do Ensino Superior. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Básica (NUPEB) da UNIPLAC.

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Publicado

28-08-2020

Como Citar

ARRUDA, L.; GROSCH, M. S. Formação continuada de professoras alfabetizadoras: relações com a alfabetização e letramento. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–28, 2020. DOI: 10.18593/r.v46i0.24025. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24025. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua