(Con/di)vergências das áreas de conhecimento na pedagogia universitária das licenciaturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11456

Palavras-chave:

Pedagogia Universitária, Áreas de conhecimento, Licenciaturas

Resumo

Com este trabalho objetivou-se investigar as influências das áreas específicas de conhecimento dos professores de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública nos movimentos da docência universitária e discutir potenciais indicadores que caracterizam uma Pedagogia Universitária das licenciaturas nas áreas de Ciências Humanas (CH) e Linguística, Letras e Artes (LLA). O trabalho foi realizado a partir das narrativas de 13 docentes. A pesquisa é qualitativa, de cunho narrativo (CONNELLY; CLANDININ, 1995; MCEVAN, 1998), e os achados foram submetidos à Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Concluiu-se que as licenciaturas possuem aspectos convergentes e divergentes que evidenciam que pedagogias específicas podem ser configuradas com estratégias formativas próprias para a docência.

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Biografia do Autor

Luana Rosalie Stahl, Universidade Federal de Santa Maria

Professora de Língua Espanhola na Rede Estadual de Ensino - RS, Mestre e Doutoranda em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria; Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Pesquisadora do GTFORMA/CNPq.

Greice Scremin, Centro Universitário Franciscano

Doutora em Educação, Professora Adjunta do Centro Universitário Franciscano e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; Pesquisadora do GTFORMA/CNPq.

Silvia Maria de Aguiar Isaia, Universidade Federal de Santa Maria e Centro Universitário Franciscano

Doutora em Educação, Professora Adjunta do Centro Universitário Franciscano e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria; Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; Líder do GTFORMA/CNPq.

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Publicado

04-04-2017

Como Citar

STAHL, L. R.; SCREMIN, G.; ISAIA, S. M. de A. (Con/di)vergências das áreas de conhecimento na pedagogia universitária das licenciaturas. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 1, p. 65–84, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i1.11456. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/11456. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Docência Universitária"

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