Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23790Palavras-chave:
Josete Sales, Universidade Estadual do Ceará, Biografia, Educação de mulheres, Centro de EducaçãoResumo
O estudo trata da educação formal e formação de professoras no Ceará a partir da biografia de uma educadora. Objetiva compreender a formação educativa e as contribuições tecidas pela professora Josete de Oliveira Castelo Branco Sales na constituição do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará. Para alcançar esse escopo, desenvolveu-se um estudo do tipo biográfico por meio da metodologia da História Oral, que viabilizou a realização de entrevistas livres para a coleta de narrativas orais – gravadas, transcritas, textualizadas e validadas. Constatou-se que Josete Sales obteve uma formação educacional diferenciada, possibilitada por ter condições financeiras que lhe proporcionaram prosseguimento nos estudos e pelo apoio familiar – da mãe, desde o ensino das primeiras letras, e do marido, que assumiu o revezamento no cuidado da casa e dos filhos –, rompendo padrões patriarcais e machistas. Sua educação formal perpassou por grupo escolar, telensino, escola normal e universidade; a educadora destacou-se como docente da referida Universidade cearense, em que coordenou a elaboração do projeto político-pedagógico do Curso de Pedagogia e foi idealizadora do Centro de Educação, fortalecendo a formação de professores cearenses. Sua biografia permitiu ampliar a compreensão acerca da História da Educação Feminina no Ceará e a constituição do Centro de Educação na Universidade Estadual do Ceará.
Downloads
Referências
ALBERTI, V. Histórias dentro da História. In: PINSKY, C. (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 155-202.
ARAÚJO, H. L. M. R. A tradicional escola normal rural cearense chega ao bairro de Fátima: formação das primeiras professoras primárias (1958-1950). Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2015.
BENCOSTTA, M. L. A. Arquitetura e espaço escolar: reflexões acerca do processo de implantação dos primeiros grupos escolares de Curitiba (1903-1928). Educar, Curitiba, n. 18, p. 103-141, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.236
BRASIL. Constituição. República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 5 out. 1988.
BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e as Bases para o Ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial União, Brasília, DF, 27 dez. 1961.
BRASIL. Lei n. 5.198, de 3 de janeiro de 1967. Cria, sob a forma de Fundação, o Centro Brasileiro de TV Educativa. Diário Oficial União, Brasília, DF, 4 jan. 1967.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial União, Brasília, DF, 21 dez. 1996.
BURKE, P. A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1992.
CAMPOS, G. J. Televisão objeto de ensino para uma educação de sujeitos. 1983. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1983.
DOSSE, F. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.
FARIAS, I. M. S.; NUNES, J. B. C.; CAVALCANTE, M. M. D. Telensino: percursos e polêmicas. Fortaleza: Demócrito Rocha: Universidade Estadual do Ceará, 2001.
FARIAS, M. F. O telensino no cenário nacional e local das políticas de educação a distância. In: FARIAS, I. S. (Org.). Docência no telensino: saberes e práticas. Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto do Governo do Estado do Ceará, 2000.
FARIAS, M. I. S. et al. Formação de professores: a responsabilidade social da Universidade Estadual do Ceará. Revista Educação Brasileira – CRUB, Brasília, DF, 2011.
FIALHO, L. M. F.; CARVALHO, S. O. C. História e memória do percurso educativo de Célia Goiana. Série-Estudos, Campo Grande, v. 22, n. 45, p. 137-157, 2017. DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.992
FIALHO, L. M. F.; FREIRE, V. C. C. Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 343-364, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-5
FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. S.; QUEIROZ, Z. F. Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 23, n. 1, p. 48-67, 2019. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.04
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREIRE, V. C. C. Maria Luiza Fontenele: educação e inserção política. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.
GONDRA, J. G.; SCHUELER, A. Educação, poder e sociedade no império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2003.
LORIGA, S. O pequeno x: da biografia à história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
MACHADO, C. J. S. Mulher e educação: histórias, práticas e representações. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2006.
MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.
MOURA, I. L. C. A automatização da educação: o telensino e a precarização do trabalho docente. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
NAGLE, J. A educação na primeira república. In: FAUSTO, B. (org.). História geral da civilização brasileira. São Paulo: Difel, 1985. p. 261-291.
NARVAZ, M. G.; KOLLER, S. L. Famílias e patriarcado: da prescrição normativa à subversão criativa. Psicologia & Sociedade, Rio Grande do Sul, v. 18, n. 1, p. 49-55, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822006000100007
NOGUEIRA, D. L. Amália Xavier e a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte: registros sobre a constituição de uma cultura docente para a educação no campo. Fortaleza: Imeph, 2011.
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, 1993.
NUNES, M. L. S. Uma página feminina: vozes de mulheres paraibanas na década de 1930. In: CBHE, 5., 2008, Aracaju. Anais [...] Aracaju: SBE, 2008. p. 1-12.
NUNES, M. L. S.; CAVALCANTE, E. C.; VILAR, A. M. De mestre a “mendigo de gravata”: educadoras paraibanas e suas concepções de docência (1935). In: FIALHO, L. M. F. et al. (org.). Ensaios em memórias e oralidades. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2014. p. 59-78.
OLIVEIRA, R. L. S. A educação pelas antenas da TV: a narrativa histórica da implantação do telensino no Ceará (1973-1979). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2014.
PAULO NETTO, J. Pequena história da ditadura brasileira (1964-1985). São Paulo: Cortez, 2014.
RODRIGUES, R. M. Biografia e gênero. In: FIALHO, L. M. F.; VASCONCELOS, J. G.; SANTANA, R. J. (Org.). Biografia de mulheres. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2015. p. 54-70.
SALES, J. O. C. B. A proposta de gestão colegiada no cotidiano da escola pública. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 1993.
SALES, J. O. C. B. Formação docente no CED/UECE: os caminhos percorridos na construção do projeto político-pedagógico. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.
THOMPSON, P. A voz do passado: história oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
VASCONCELOS, J. G.; FIALHO, L. M. F.; LOPES, T. M. R. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 210-223, 2018. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.278
VEIGA, I. P. A. Docência universitária na educação superior. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, 2006.
VIEIRA, S. L. História da Educação no Ceará: sobre promessas. Fatos e feitos. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2002.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.