Impacts of teacher training policies: perceptions of PIBID and RP scholarship holders

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.32581

Keywords:

Teacher training, PIBID, Pedagogical Residency

Abstract

This article presents the results of a research on teacher training programs: PIBID and Pedagogical Residency. In this section, this article aims to understand the impacts of the experiences that occur in the approximation of the university with the educational networks through the insertion of scholarship students in public schools from the perspective of scholarship holders/residents of ID. The study was conducted with 100 scholarship holders/residents, belonging to the PIBID Programs and Pedagogical Residency, students of a Federal Institute. A qualitative approach was used, with an analytical-descriptive and interpretative characteristic, and as a data collection instrument, the Focus Group was used. The final considerations reinforce that the two Teaching Initiation Programs contribute positively to the training of teachers, in view of the reports presented by the scholarship holders/residents, the PIBID and the PR Program proved to be important fields of experience, as they can help in critical and reflective training. For this reason, the PIBID and Pedagogical Residency Programs are essential in the Teacher Training Policies in our country.

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Author Biographies

Alexandre Vanzuita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2004). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019). Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2007). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2016). Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2018), com bolsa Capes, pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD. Exerceu a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (Gestão 2009-2011; 2013-2015; 2018-2020). Desenvolve a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (Gestão 2021-2023). Atuou como Coordenador de Gestão de Área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC - CAPES (2014-2016). Desempenhou a função de Coordenador Institucional no Programa de Fomento à Formação de Professores da Educação Básica (ProF Licenciatura) - CAPES (2018-2020) e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC - CAPES (2018-2020 e 2020-2022). Atua como Coordenador Institucional do PIBID/IFC - CAPES (2022-2024). Faz parte do quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) - Mestrado Acadêmico em Educação do IFC. Exerce a função de Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) (2019-2021 e 2021-2023). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos - GEPEFOPPE. Atua como Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe D IV 2, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Camboriú. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: processos formativos; formação de professores, identidade(s) profissional(is), inserção profissional, produção da pesquisa, mestiçagem.

Juliana Guérios, Prefeitura Municipal de Itajaí

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC(2003), Especialista em Desenvolvimento Infantil pela UDESC(2005) e Especialista em Educação Física Escolar, Recreação, Fisiologia e Saúde pela Faculdade Guilherme Gamboa (2014). Mestra em Educação pelo Instituto Federal Catarinense - Camboriú (2021) Atualmente é Professora de Educação Física na Rede Municipal de Educação de Itajaí com início em 2005 até a presente data. Professora Supervisora do PIBID de 2015 até 2019. Tutora na modalidade EAD, na instituição UNOPAR na área do Ensino Superior em Educação Física desde 2015 até a presente data.

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Published

2024-09-26

How to Cite

VANZUITA, A.; GUÉRIOS, J. Impacts of teacher training policies: perceptions of PIBID and RP scholarship holders. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e32581, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.32581. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/32581. Acesso em: 5 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos de demanda contínua