A literatura na seção infantil da biblioteca pública do Paraná: a hora do conto

Autores

  • Karina Valim de Araujo
  • Evelyn de Almeida Orlando

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i3.13348

Palavras-chave:

Literatura, Infância, Hora do conto

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo realizado na “Hora do conto” da seção infantil da Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Com o objetivo de analisar a formação do leitor ainda na infância, partiu-se da problemática de como a “Hora do conto” pode contribuir para tal formação. Utilizaram-se como instrumentos de pesquisa a observação e a análise de fotos, constituindo-se como registros documentais dentro de uma abordagem de pesquisa qualitativa. As principais referências teóricas foram: Arroyo (2008), Zilberman (2003), Abramovich (1995) e Chartier (1989, 2001). Os resultados indicam que as práticas educativas ocorrem de maneira lúdica e que a “Hora do conto” tornou o espaço um polo de encontro cultural, fomentando o interesse pela leitura que, por se realizar no âmbito de uma biblioteca, coloca as crianças em contato direto com o universo literário.

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Publicado

04-12-2017

Como Citar

DE ARAUJO, K. V.; ORLANDO, E. de A. A literatura na seção infantil da biblioteca pública do Paraná: a hora do conto. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 3, p. 635–658, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i3.13348. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13348. Acesso em: 22 dez. 2024.

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