OS MANUAIS DE CATECISMO COMO FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Evelyn de Almeida Orlando Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Resumo: Este artigo analisa os manuais de catecismo ao longo da história, enfocando as formas e os sentidos adquiridos a partir de alguns estudos em diferentes campos científicos e na coleção de catecismos do Monsenhor Álvaro Negromonte, publicada entre 1920 e 1930. O objetivo deste trabalho é estabelecer uma reflexão acerca desse tipo de impresso como uma importante fonte para a História da Educação Brasileira, indicando práticas educativas que se instituíram em torno da educação brasileira e da pedagogia católica, que buscaram aliar elementos da tradição católica e da modernidade pedagógica que aparecem, ainda, de forma muito incipiente, na historiografia educacional.

Palavras-chave: Catecismos. Impressos. Modernidade. História da Educação.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelyn de Almeida Orlando, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - UERJ; Professora substituta na referida insituição; Membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE/UERJ)

Downloads

Publicado

04-07-2013

Como Citar

ORLANDO, E. de A. OS MANUAIS DE CATECISMO COMO FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Roteiro, [S. l.], p. 67–88, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2490. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: História da Educação: fontes e métodos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)