Publicidade com crianças: notas sobre Programa “Leia para uma Criança” do Itaú Social
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v47.28143Palavras-chave:
Criança, Leitura, Publicidade, EducaçãoResumo
O texto expõe resultados de uma investigação documental e qualitativa que teve como corpus de análise o programa “Leia para uma criança” da Fundação Itaú Social. De modo mais específico focalizou-se a seguinte questão: Que repercussões as estratégias de marketing do Banco Itaú sobre infância trazem para o pensamento crítico no campo da educação? A proposta de análise fundamentou-se metodologicamente em Penn (2002), acerca das imagens, já que o corpus abarca campanhas publicitárias comerciais construídas tanto a linguagem verbal quanto a não verbal. O texto mostra que é possível pensar sobre o papel da escola e o papel da instituição financeira que constrói todo um relato sobre o papel da educação familiar e dos livros e da leitura. Pode-se inclusive problematizar se está havendo uma inversão de papéis. Isso denota que os profissionais da educação devem interrogar sobre os limites da pretensa autoridade da publicidade para tratar de temas tão pujantes para o campo da formação humana. Conclui-se que é fundamental formação docente que lhes permitam questionar o deslocamento da autoridade pedagógica da escola para as mídias e a publicidade. Equivale a pensar também na potência e no papel da escola e dos docentes na sociedade contemporânea, na importância decisiva da autoridade pedagógica dessa instituição e desses sujeitos para a reflexão crítica e a formação das crianças.
Downloads
Referências
ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 1978.
ASTRONAUTA. DPZ & T. São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lgzsbguv9F4. Acesso em 24.dez.2017.
BARUFFALDI, V.B. O enunciatário refletido no espelho. São Paulo: Universidade de São Paulo, 294 p., 2006 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de linguística).
BAUER, M.W; GASKELL, G.; ALLUM, N.C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento. In: BAURER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis (RJ): Vozes; 2012. p. 17-36.
BAUMAN, Z. A arte da vida. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2009.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2001.
BOWIE, David. Starman. In: The Rise and Fall of Ziggy Stardist and the Spiders from Mars. Estados Unidos: RCA, 1972.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.
COSTA, M.I.L. & MENDES, M.M.G.C. A publicidade como ferramenta de consumo: uma reflexão sobre a produção de necessidades. Portugal, BOCC, p. 2 - 10, 2012. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/costa-mendes-a-publicidade-como-ferramenta-de-consumo.pdf. Acesso em: 20 fev. 2020.
DINIZ, K. M. Campanhas publicitárias do programa "Leia para uma Criança" do Itaú Social: uma abordagem investigativa sobre a educação da infância. 2019. 193 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2546. DOI: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2546
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 5 ed., São Paulo: Edições Loyola, 1999.
GIL, A.C. Métodos e pesquisas de pesquisa social, 6ª ed., São Paulo: Atlas, 2008.
GUIMARÃES, I. V. e LOPES, J. J. M. As experiências espaciais das crianças no espaço urbano. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 73, p. 307-325, jan./fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.59690
ITAÚ. Leia para uma criança: Astronauta. Youtube, set. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QeGlSXdVVD4. Acesso em 28 dez. 2020.
NERY, E. S. Juventude, libertação e história - um estudo a partir de letras de músicas de David Bowie (Starman a Blackstar). In: XXIX Simpósio Nacional de História Contra os preconceitos: História e Democracia, 2017, Brasília. Simpósio Nacional de História Contra os preconceitos: História e Democracia. Brasília: ANPUH, 2017. v. 1. p. 1-10.
PENN, G. Análise semiótica de imagens paradas. BAURER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. 10 ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2002. p. 319-42.
SODRÉ, M. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petropólis, RJ: Vozes, 2006.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 IARA VIEIRA GUIMARÃES, kênia Mendonça Diniz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.