PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES

Autores

  • Sálua Cecílio Universidade de Uberaba
  • Denise Olivieira Silva Araújo

Resumo

Resumo: Este artigo trata do trabalho de professores universitários no contexto da vida digital. O objetivo é compreender como as tecnologias digitais são entendidas e apropriadas pelos docentes em seu trabalho e o que disso decorre para o delineamento de sua subjetividade. De abordagem qualitativa, a investigação se baseou em entrevistas com professores do Ensino Superior em Uberaba, MG. O material foi analisado segundo orientações da Análise Temática de Conteúdo. As tecnologias digitais são utilizadas como ferramenta e não se mostram indispensáveis para o desenvolvimento das atividades docentes. Em razão do uso delas, a secundarização do professor no processo ensino-aprendizagem é temida por alguns. Os docentes demonstraram ter compreensões próprias sobre a influência das tecnologias digitais em suas vidas. Mas, apesar de a internet e o computador estarem presentes no cotidiano da maioria dos professores, sua apropriação pedagógica ainda é insuficiente.
Palavras-chave: Subjetividade. Tecnologia. Professores. Trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sálua Cecílio, Universidade de Uberaba

Docente do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba, Uberaba-MG.

Graduação em Pedagogia, Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP e doutora em Sociologia pela USP-SP.

Denise Olivieira Silva Araújo

Ex-aluna do curso de Psicologia da Universidade de Uberaba, foi aluna de Iniciação Científica e  bolsista da FAPEMIG, em 2009.

Downloads

Publicado

08-07-2013

Como Citar

CECÍLIO, S.; ARAÚJO, D. O. S. PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES. Roteiro, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 337–364, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2517. Acesso em: 24 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)