PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES
Resumo
Resumo: Este artigo trata do trabalho de professores universitários no contexto da vida digital. O objetivo é compreender como as tecnologias digitais são entendidas e apropriadas pelos docentes em seu trabalho e o que disso decorre para o delineamento de sua subjetividade. De abordagem qualitativa, a investigação se baseou em entrevistas com professores do Ensino Superior em Uberaba, MG. O material foi analisado segundo orientações da Análise Temática de Conteúdo. As tecnologias digitais são utilizadas como ferramenta e não se mostram indispensáveis para o desenvolvimento das atividades docentes. Em razão do uso delas, a secundarização do professor no processo ensino-aprendizagem é temida por alguns. Os docentes demonstraram ter compreensões próprias sobre a influência das tecnologias digitais em suas vidas. Mas, apesar de a internet e o computador estarem presentes no cotidiano da maioria dos professores, sua apropriação pedagógica ainda é insuficiente.
Palavras-chave: Subjetividade. Tecnologia. Professores. Trabalho docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.