TEORIA CRÍTICA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE / Critical theory, education and diversity

Autores

  • Hans-Georg Flickinger

Resumo

O recurso a alguns motivos, que levaram Max Horkheimer a elaborar sua
Teoria Crítica, providencia o fio condutor para apontar alguns dos pressupostos mais
questionáveis da Pedagogia hoje em voga, a qual se alimenta dos impulsos por esse autor, assim chamada de Teoria Tradicional. Entre as falhas mais graves dessa teoria no contexto pedagógico constam a virada empirista, o conceito ambíguo de competência e a cegueira referente ao enraizamento das diretrizes pedagógicas no status quo
da sociedade (neo)liberal. É a partir da legitimação do olhar crítico, defendido por Horkheimer, que se propõem algumas correções profundas na construção do espaço pedagógico.
Palavras-chave: Teoria tradicional. Teoria crítica. Pedagogia de aceitação. Pedagogia de resistência. Max Horkheimer.

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Publicado

26-11-2014

Como Citar

FLICKINGER, H.-G. TEORIA CRÍTICA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE / Critical theory, education and diversity. Roteiro, [S. l.], p. 25–38, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6351. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação, diversidade e ação pedagógica

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