TEORIA CRÍTICA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE / Critical theory, education and diversity
Abstract
O recurso a alguns motivos, que levaram Max Horkheimer a elaborar sua
Teoria Crítica, providencia o fio condutor para apontar alguns dos pressupostos mais
questionáveis da Pedagogia hoje em voga, a qual se alimenta dos impulsos por esse autor, assim chamada de Teoria Tradicional. Entre as falhas mais graves dessa teoria no contexto pedagógico constam a virada empirista, o conceito ambíguo de competência e a cegueira referente ao enraizamento das diretrizes pedagógicas no status quo
da sociedade (neo)liberal. É a partir da legitimação do olhar crítico, defendido por Horkheimer, que se propõem algumas correções profundas na construção do espaço pedagógico.
Palavras-chave: Teoria tradicional. Teoria crítica. Pedagogia de aceitação. Pedagogia de resistência. Max Horkheimer.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
The authors retain copyright and grant the Journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons – Attribution – 4.0 International license.