Políticas públicas de acesso e assistência na educação superior: uma pesquisa do estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.30135

Palavras-chave:

Educação superior, Políticas de acesso, Lei de cotas, Plano Nacional de Assistência Estudantil

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa sobre as políticas públicas de acesso e permanência na educação superior do Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM).O objetivo foi delimitar o campo da produção científica de artigos sobre as políticas públicas de acesso e permanência na educação superior de dois acervos: Scielo e Portal de Periódicos da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES), publicados no período de 2015 a 2020. Abordagem qualitativa, a metodologia utilizada foi bibliográfica e qualitativa. A análise dos dados deu-se a partir da análise de conteúdo, com base em Bardin (2011). Ressalta-se que esta pesquisa contribui para que os interessados no tema tenham acesso ao que já foi produzido a respeito das políticas públicas de acesso e permanência na educação superior para que não se reproduza aquilo já pesquisado, além de garantir a originalidade da pesquisa. Os resultados apontaram que a maioria dos artigos encontrados tratou sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil e uma minoria versou sobre o acesso ao ensino superior por cotas de estudantes advindos de escolas públicas, aqueles em vulnerabilidade socioeconômica.  Assim, podemos inferir que existem ainda várias arestas a serem produzidas, principalmente no que diz respeito à relação entre as políticas de acesso e as políticas de permanência e como estas políticas são implementadas em diferentes instituições federais de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ketlin Elís Perske, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2020), especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2012), licenciada em Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura na rede pública estadual de ensino do RS, no ensino fundamental e médio, bem como na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na educação a distância; como tutora presencial da Primeira Turma do Curso de Letras - Português EaD da UFSM no Polo de Agudo/RS e como tutora a distância do Curso de Especialização em Gestão Educacional (EaD) da UFSM. Servidora técnico-administrativa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lotada na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Acadêmica do Curso de Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 2: Políticas Públicas Educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Pesquisadora na área da educação superior e políticas de assistência estudantil. Integrante do GEPPES - Grupo de Estudos e Pesquisas de Politicas de Educação Superior; do GIEPES UNICAMP - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior; e do RIEPPES - Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Politicas e Processos de Educação Superior - UNOESC / UNICAMP. Integrante do ELOS: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Campo Curricular, da Universidade Federal de Santa Maria. 

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria: Docente pesquisadora do PPGed da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. V Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-do-Perfil- Socioecon%C3%B4mico-dos-Estudantes-de-Gradua%C3%A7%C3%A3o-das-Universidades-Federais-1.pdf. Acesso em: 29 jun.2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Decreto nº 6.096 de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 7, 25 abr. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em: 22 out. 2021.

BRASIL. Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de. Assistência Estudantil – PNAES. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 5, 20 jul. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 29 jun.2021.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 9. ed. R.J.: Editora Civilização Brasileira, 1995a.

GRAMSCI, A. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. 8. ed. R.J.: Ed. Civilização Brasileira, 1991.

IMPERATORI, T. K. A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 129, p. 285-303, ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-6628.109

MOROSINI, M. C; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Revista Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.- dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação (UFSM) v. 40, n.1, p. 101-116, jan.-abr. 2015.Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/15822/pdf. Acesso em: 24 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644415822

MOROSINI, M. C.; SANTOS, P. K.; BITTENCOURT, Z. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021. DOI: https://doi.org/10.24824/978655868991.1

MOROSINI, M. C.; SANTOS, P.K. O revisitar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica- ISSN 2238-9210 – V. 33 – Maio/Ago.2021. Acesso em: 01 dez. 2021.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Como Citar

PERSKE, K. E.; ALMEIDA, M. de L. P. de. Políticas públicas de acesso e assistência na educação superior: uma pesquisa do estado do conhecimento. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e30135, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.30135. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30135. Acesso em: 24 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua