Gestão educacional: novas contribuições ao campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i.27316

Resumo

O conceito de gestão chega em substituição ao conceito de administração,
muito presente tanto no setor corporativo como no educacional, até os anos 1980. Ele é
um legado do modelo de acumulação flexível, que combate a rigidez do fordismo. De acordo
com Harvey (2013, p. 140), esse modelo “se apoia na flexibilidade dos processos de trabalho,
dos mercados de trabalho, dos produtos e padrões de consumo” e é caracterizada pelo
“surgimento de setores de produção inteiramente novos, novas maneiras de fornecimento
de serviços financeiros, novos mercados e, sobretudo, taxas altamente intensificadas de
inovação comercial, tecnológica e organizacional”. Há discordâncias entre importantes
autores do campo da gestão educacional se, de fato, essa mudança é apenas conceitual
ou representa uma mudança paradigmática. Sem necessidade de maiores aprofundamentos,
vale ressaltar que a gestão é um campo de estudos polissêmico, que opera com diferentes
matizes ideológicas. Com esse entendimento empenhado, a gestão se encontra em diversas
esferas da educação: a função social da escola e dos processos educativos, a gestão da
escola e as ferramentas de organização administrativa e pedagógica, os ideais de qualidade
perseguidos, o direito à educação, o acesso, a permanência, o alargamento dos direitos, entre
outras.

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Biografia do Autor

Jardelino Menegat, Unilasalle-RJ / UCP

Pós-doutor em educação pela Universidade Federal Fluminense, Doutor em educação  pela Universidade La Salle - Canoas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis e reitor do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro. 

Marcelo Mocarzel, Unilasalle-RJ / UCP

Doutor em Comunicação pela PUC-Rio, com pós-doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-graduação em da Universidade Católica de Petrópolis. 

Referências

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesos em 10 out. 2020.

HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2013.

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Publicado

25-02-2021

Como Citar

MENEGAT, J.; MOCARZEL, M. Gestão educacional: novas contribuições ao campo. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. e27316, 2021. DOI: 10.18593/r.v45i.27316. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27316. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Gestão educacional: novas contribuições ao campo