Impressões de viagem: olhares sobre a gestão escolar em três instituições de ensino portuguesas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i.23077

Palavras-chave:

Gestão, Autonomia, Prestígio, Escolas portuguesas

Resumo

A viagem educacional feita à Portugal, no mês de setembro de 2018, para conhecer sete instituições escolares portuguesas consideradas inovadoras resultou no presente ensaio de inspiração etnográfica, no qual abordamos três delas. Foram analisados seus projetos diferenciados, a fim de contribuir para o debate sobre escolas de prestígio e o papel da gestão na produção dos elevados padrões de qualidade do ensino e do desempenho dos alunos ostentados por essas instituições. É apresentada uma breve contextualização da educação lusitana para que sejam compreendidas as possibilidades que as escolas oferecem. A primeira escola fica em Lisboa, é privada, com uma pedagogia que congrega a formação humana-religiosa à autonomia dos estudantes, além da coesão de valores institucionais, omnipresente desde a estrutura física até ao currículo do “mar”. A segunda, situada em Coimbra, apresenta um conjunto de características bastante original:  é experimental, católica, bilíngue (português e inglês), com uma gestão compartilhada pelos professores que são proprietários da instituição. A terceira é uma escola técnica pública no Porto, com gestão composta pela parceria público-privada, tendo como maior destaque a gestão de recursos efetuada pelo diretor e a adesão à inovação tecnológica. Como resultados, identificamos que as instituições têm em comum o favorecimento da autonomia dos estudantes, o que torna as aprendizagens mais eficazes.

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Biografia do Autor

Diana Mandelert, Uerj

Doutora em Ciências Humanas – Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

 

Lucília Augusta Lino, Uerj

Doutora em Ciências Humanas – Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Presidente da ANFOPE – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação.

Marcelo Mocarzel, Unilasalle-RJ

Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis e dos cursos de Pedagogia e História do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (Unilasalle-RJ). Conselheiro Estadual de Educação do Rio de Janeiro desde 2016.

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Publicado

07-08-2020

Como Citar

MANDELERT, D. .; LINO, L. A.; MOCARZEL, M. . Impressões de viagem: olhares sobre a gestão escolar em três instituições de ensino portuguesas. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–22, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i.23077. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23077. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Gestão educacional: novas contribuições ao campo

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