Apresentação: Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.27181

Palavras-chave:

Currículo, Formação de professores

Resumo

Neste texto, reafirmamos nossa posição contrária à definição de uma base nacional comum curricular pormenorizada e propomos pensar políticas públicas em currículo, entendendo currículo como prática significante, como espaço-tempo de produção de sentidos. Assumimos o compromisso teórico de responder a desafios que vêm sendo apresentados pela racionalidade técnica ao campo do currículo. Como resposta, propomos pensar a intervenção educativa como investimento radical, defendendo ser muito mais produtivo intervir nas políticas curriculares por meio da constituição de uma rede intersubjetiva da qual participem professores em serviço, pesquisadores da Universidade também formadores de professores, professores em formação inicial que, no espaço situado da escola, vão se produzir como sujeitos.

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Biografia do Autor

Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Alice Casimiro Lopes concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1996. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Procientista nesta mesma instituição. É Cientista do Nosso Estado Faperj desde 2009 e bolsista de produtividade do CNPq desde de 1998, hoje com nível 1 B. Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (Proped) de janeiro de 2008 até julho de 2012. Publicou 4 livros completos, vários artigos em periódicos especializados, dentre eles Cadernos de Pesquisa, Educação e Sociedade, Educação e Realidade, Journal of Curriculum and Pedagogy, Journal of the American Association for the Advancement of Curriculum Studies e Revista Brasileira de Educação, além de ter várias publicações em capítulos de livros. Orientou 20 alunos de mestrado (sendo uma como co-orientadora), 16 alunos de doutorado (sendo 3 como co-orientadora) e 6 pesquisadores em nível de pós-doutorado. É editora do periódico Transnational Curriculum Inquiry, revista da International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS), e membro do conselho editorial de: Journal of Education Policy, Revista Brasileira de Educação, Educação e Realidade, Educação e Sociedade, dentre outras. Foi membro da Comissão de Avaliação de Programas na Capes no triênio 2002-2004. Foi membro suplente do CA Educação do CNPq de dezembro de 2012 a junho de 2013 e membro titular nessa comissão de agosto de 2014 a junho de 2016. Suas pesquisas são financiadas pelo CNPq, pela Capes e pela Faperj. É Diretora do Departamento de Fomento ao Ensino para Graduados (DEPG) na Sub-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Uerj desde janeiro de 2016 e Representante das Universidades Estaduais - Uerj no Conselho Superior da FAPERJ. Maiores informações sobre suas pesquisas e produções podem ser obtidas na página www.curriculo-uerj.pro.br Research ID http://www.researcherid.com/rid/F-7209-2012

ORCID http://orcid.org/0000-0001-9943-9117 REDALYC http://www.redalyc.org/autor.oa?id=4188

Elizabeth Macedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Elizabeth Macedo atuou como Visiting Scholar na University of British Columbia (pós-doutorado, CAPES, 2007), na Columbia University (pós-doutorado, CNPq, 2013-2015) e na New York University (estágio sênior, CNPq, 2019). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e assessora da Diretoria Científica para as áreas de Humanidades, Ciências Sociais Aplicadas, Letras e Artes da Faperj. É Cientista do Nosso Estado FAPERJ, bolsista 1A do CNPq e procientista da FAPERJ/UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Currículo, cultura e diferença do CNPq e atua em docência, orientação e pesquisa no campo do Currículo. 

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Publicado

08-02-2021

Como Citar

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Apresentação: Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27181, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.27181. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27181. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

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Seção temática: Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas

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