A escola a tempo inteiro: um estudo sobre a realidade na escola pública portuguesa

Autores

  • Dora Sofia Ramos Fonseca Universidade de Aveiro
  • Marta Sofia Ramires Marques Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.26976

Palavras-chave:

Escola a tempo inteiro, Atividades de enriquecimento curricular, Escola pública

Resumo

O Programa “Escola a Tempo Inteiro” foi implantado em Portugal, a partir de 2006, por meio das “Atividades de Enriquecimento Curricular” que, segundo o discurso político-normativo, pretendia aumentar o período de permanência das crianças nas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, de modo a articular o funcionamento da escola com as necessidades das famílias, mas, ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos oportunidades para a sua formação global e diversificada. Assim, este trabalho procura não só compreender como as organizações educativas concretizaram, na sua ação, as demandas do poder central, mas também problematizar se as dinâmicas pedagógicas corresponderam às necessidades e interesses das crianças, contribuindo para um desenvolvimento global e equilibrado. Metodologicamente, realizamos a investigação associando a análise documental e a metanálise de estudos sobre a realidade do contexto escolar português ao estudo de caso desenvolvido numa organização educacional (Agrupamento de Escolas Aventura). Concluímos que o Programa “Escola a Tempo Inteiro” se configurou, especialmente, como uma solução para a ocupação dos tempos em que os pais não podem estar com os filhos, não respondendo aos interesses e necessidades efetivos das crianças. A longa permanência na escola em atividades demasiado orientadas não parece contribuir para um tempo pedagogicamente rico, de modo a contribuir para o desenvolvimento global e equilibrado das crianças.

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Biografia do Autor

Dora Sofia Ramos Fonseca, Universidade de Aveiro

Professora Doutora da Universidade de Aveiro

Marta Sofia Ramires Marques, Universidade de Aveiro

Mestre em Educação - Universidade de Aveiro

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Publicado

30-03-2021

Como Citar

FONSECA, D. S. R.; MARQUES, M. S. R. A escola a tempo inteiro: um estudo sobre a realidade na escola pública portuguesa. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e26976, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.26976. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26976. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Educação Integral

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