Dando vida ao reconhecimento territorial
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v46i.26813Palavras-chave:
Povos indígenas, Ensino, Reconhecimento territorialResumo
A problemática da colonização no Canadá e da relação com os povos indígenas é central. Os campi da Universidade de Manitoba, no Canadá, estão localizados nas terras originais de Anishinaabeg, Cree, Oji-Cree, Dakota, povos Dene e no território da Nação Métis. Diante desse fato, a autora se reflete sobre a indação: Como, eu como colona, pesquisadora e professora, ofereço um reconhecimento territorial significativo quando estou tão claramente situada em – e me benefício de – terras roubadas? Desse modo, a autora revisita o significado do reconhecimento territorial (de viver nas terras originárias dos povos indígenas) no ensino, sondando autobiograficamente sentidos que podem dar vida a atos de reconhecimento.
Downloads
Referências
BRASS, T. Speaker raises issue with traditional territories acknowledgement in lecture. The Manitoban, Manitoba, 11 out. 2018. Disponível em: http://www.themanitoban.com/2018/10/indigenous-prof-critical-of-u-of-m-land-acknowledgement/35407. Acesso em: 24 nov. 2019.
CARREIRO, D. “You had no choice”: indigenous Manitobans shed light on exploitative farm labour program that ran for decades. CBC Manitoba, Manitoba, 18 jun. 2017. Disponível em: https://www.cbc.ca/news/canada/manitoba/indigenous-forced-labour-sugar-beet-farms-1.4165272. Acesso em: 24 nov. 2019.
CRAFT, A. Breathing life into the stone fort treaty: an anishinabe understanding of treaty one. Saskatoon, SK: Purich Publishing Limited, 2013.
DONALD, D. Forts, colonial frontier logics, and Aboriginal-Canadian relations: imagining decolonizing educational philosophies in Canadian contexts. In: ABDI, A. A. (ed.). Decolonizing Philosophies of Education. Rotterdam: Sense Publishers, 2012. p. 91-111. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-6091-687-8_7
HERGESHEIMER, J. Unceded territory: meaningfully acknowledging Coast Salish peoples. Megaphone Magazine, 18 mar. 2016. Disponível em: http://www.megaphonemagazine.com/unceded_territory. Acesso em: 24 nov. 2019.
KLASSEN, J. Mennonites, Métis and First Nations. Steinbach Village News Blog, Steinbach, 9 ago. 2018. Disponível em: https://www.mysteinbach.ca/blogs/9111/mennonites-metis-and-first-nations-people/. Acesso em: 24 nov. 2019.
LEDOHOWSKI, E. The heritage landscape of the crow wing study region of southeastern Manitoba. Manitoba: Manitoba Culture, Heritage and Tourism, 2003. Disponível em: https://www.gov.mb.ca/chc/hrb/internal_reports/crow_wing_study.html. Acesso em: 24 nov. 2019.
MARACLE, L. Memory serves: oratories. Edmonton: NeWest Press, 2015.
TUCK, E.; GAZTAMBIDE-FERNÁNDEZ, R. A. Curriculum, replacement, and settler futurity. JCT: Journal of Curriculum Theorizing, v. 29, n. 1, p. 72-89, 2013.
TUCK, E.; YANG, K. W. Unbecoming claims: pedagogies of refusal in qualitative research. Qualitative Inquiry, v. 20, n. 6, p. 811-818, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/1077800414530265
UNIVERSITY OF MANITOBA. Traditional Territorial Acknowledgement. Manitoba: University of Manitoba, 2019. Disponível em: http://umanitoba.ca/admin/indigenous_connect/5728.html. Acesso em: 24 nov. 2019.
![](https://periodicos.unoesc.edu.br/public/journals/14/submission_26813_21875_coverImage_pt_BR.jpg)
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Melanie Janzen
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.