EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE / Education and Diversity

Autores

  • Nadja Hermann

Resumo

A diversidade e a pluralidade se evidenciam nos múltiplos estilos de vida e de orientações valorativas, modos de fundamentação e filosofias, diferentes paradigmas, entre outros aspectos. Provocam o questionamento de verdades arraigadas, forçando-nos a rever conceitos e desestabilizando certezas, as quais constituíram a base da ação pedagógica. Na tentativa de compreender a questão, o artigo apresenta, primeiramente, uma aproximação conceitual da pluralidade (Welsch e Kant) para, em um segundo momento, expor a relação tensional que se estabelece entre educação e pluralidade, oscilando entre a recusa e a aceitação da pluralidade. Por fim, destaca-se que a exposição desse caráter tensional é produtiva, porque promove o confronto de convicções, forçando a abertura de nossa mentalidade.

Palavras-chave: Pluralidade. Diversidade. Educação. Ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-11-2014

Como Citar

HERMANN, N. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE / Education and Diversity. Roteiro, [S. l.], p. 13–24, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6350. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação, diversidade e ação pedagógica