Processos formativos nas licenciaturas: desafios da e na docência

Autores

  • Doris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Ana Carla Holweg Powaczuk Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11550

Palavras-chave:

Processos formativos, Formação inicial, Professores/formadores, Educação superior, Aprendizagem docente

Resumo

Neste artigo discutimos a respeito da formação de professores na educação superior a partir da compreensão dos processos formativos que propiciam sua dinâmica. O estudo desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativo-narrativa, de cunho sociocultural; foi realizado com professores e estudantes das licenciaturas de uma universidade pública e de uma instituição de ensino superior comunitária do interior do Rio Grande do Sul. O objetivo foi compreender as concepções sobre aprendizagem docente de professores em formação inicial e de formadores, e como essas concepções implicam os processos formativos da docência. Consideramos que os trajetos formativos assumidos representam o modo com o qual o perfil profissional vai se desenhando e como as vivências formativas emergem diante do desafio de (re)contextualizar a profissão.

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Biografia do Autor

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-graduação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, Pesquisador Produtividade em Pesquisa CNPq. 

E-mail: dbolzan19@gmail.com

Ana Carla Holweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, Membro da Equipe de Pesquisa ou Pesquisadora colaboradora. 

E-mail: dbolzan19@gmail.com

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Publicado

04-04-2017

Como Citar

BOLZAN, D. P. V.; POWACZUK, A. C. H. Processos formativos nas licenciaturas: desafios da e na docência. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 1, p. 107–132, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i1.11550. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/11550. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Docência Universitária"