Processos formativos nas licenciaturas: desafios da e na docência

Autores

  • Doris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Ana Carla Holweg Powaczuk Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11550

Palavras-chave:

Processos formativos, Formação inicial, Professores/formadores, Educação superior, Aprendizagem docente

Resumo

Neste artigo discutimos a respeito da formação de professores na educação superior a partir da compreensão dos processos formativos que propiciam sua dinâmica. O estudo desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativo-narrativa, de cunho sociocultural; foi realizado com professores e estudantes das licenciaturas de uma universidade pública e de uma instituição de ensino superior comunitária do interior do Rio Grande do Sul. O objetivo foi compreender as concepções sobre aprendizagem docente de professores em formação inicial e de formadores, e como essas concepções implicam os processos formativos da docência. Consideramos que os trajetos formativos assumidos representam o modo com o qual o perfil profissional vai se desenhando e como as vivências formativas emergem diante do desafio de (re)contextualizar a profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-graduação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, Pesquisador Produtividade em Pesquisa CNPq. 

E-mail: dbolzan19@gmail.com

Ana Carla Holweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, Membro da Equipe de Pesquisa ou Pesquisadora colaboradora. 

E-mail: dbolzan19@gmail.com

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010a.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João, 2010b.

BAKHTIN, M. (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Michel Lahud et al. 7. ed. São Paulo: HUCITEC, 1995.

BEILLEROT, J. La formación de formadores: entre la teoria y la práctica. 1. ed. Buenos Aires: Centro de Publicaciónes Educativas y material didáctico, 2006.

BOLZAN, D. P. V. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. Relatórios Parciais de Pesquisa, Bolsa Pq CNPq, registro n° 032835, GAP/CE/UFSM, 2013, 2014.

BOLZAN, D. P. V. Aprendizagem docente e processos formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. Relatório Final de Pesquisa, registro nº 020117, GAP, CNPq/PPGE/CE/UFSM, 2009a.

BOLZAN, D. P. V. Aprendizagem docente e processos formativos: movimentos construtivos da professoralidade na educação básica e superior. Relatórios de Pesquisa, Bolsa PQ 10/2009, registro nº 304863, GAP/CE/UFSM, 2010, 2011, 2012a.

BOLZAN, D. P. V. Aprendizagem docente: movimentos da professoralidade no ensino superior. In: PULLIN, E. M. M. P.; BERBEL, N. A. N. (Org.). Pesquisas em Educação: inquietações e desafios. Londrina: EDUEL, 2012b.

BOLZAN, D. P. V. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. 1. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.

BOLZAN, D. P. V. Formação Permanente e conhecimento pedagógico compartilhado: possibilidades na docência universitária. In: ISAIA, S. D. P. V. M.; A. BOLZAN, D. P. V.; MACIEL, A. M. R. (Org.). Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: Ed. UFSM, 2009b. p. 163-176.

BOLZAN, D. P. V. Grupo de discussão para organização da análise categorial do projeto de pesquisa Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. jan./fev. 2015.

BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. Aprendizagem docente na educação superior: construções tessituras da Professoralidade. Revista Educação, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. de A. O conhecimento pedagógico compartilhado e a aprendizagem docente: elementos constituintes dos processos formativos na educação superior. Revista digital Políticas Educativas, v. 1, p. 69-79, 2007.

BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. de A. Pedagogia universitária e aprendizagem docente: relações e novos sentidos da professoralidade. Revista Diálogo Educacional, v. 10, p. 13-26, 2010.

BOLZAN, D. P. V. Pedagogia Universitária e processos formativos: a construção de conhecimento pedagógico compartilhado. In: EGGERT, E. et al. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. v. 1

CUNHA, M. I. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, maio/ago. 2006.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Relatos de experiencia y investigación narrativa. In: LARROSA, J. et al. (Org.). Déjame que te cuente: ensaios sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes Ediciones, 1995.

DA ROCHA, A. M. R. A [re]construção da docência superior nas interconexões

entre ambientes formativos presenciais e virtuais. Projeto de Pesquisa n. 0333451,

GAP/CE/UFSM, 2013-2015.

ISAIA, S. M. de A. Os movimentos da docência superior: especificidades nas diferentes áreas de conhecimento e sua influência na atuação docente. Projeto de Pesquisa Pq/CNPq n. 034589, GAP/CE/UFSM, 2012-2015.

ISAIA, S. M. da A. Verbetes. In: MOROSINI, M. (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário. Brasília, DF: INEP/RIES, 2006. v. 2.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Editorial Cartago de México, S.A. Cerrada de San Antonio Nº 22, 1984.

MARCELO, G. C. Formación del profesorado para el cambio educativo. Barcelona: Ediciones Universitarias de Barcelona, 1999.

SACRISTÁN, G. Docencia y cultura escolar: reformas e modelo educativo. 2. ed. Buenos Aires, 1997.

SARMENTO, M. A vez e a voz dos professores: contributo para o estudo da cultura organizacional da escola primária. Portugal: Porto Editora LDA, 1994.

POWACZUK, A. C. H. A tessitura da docência universitária de professores iniciantes: movimentos da professoralidade. Projeto de Estágio Pós-Doutoral. PPGE/CE/UFSM,

VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Madrid: Visor: Distribuciones, 1991.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

04-04-2017

Como Citar

BOLZAN, D. P. V.; POWACZUK, A. C. H. Processos formativos nas licenciaturas: desafios da e na docência. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 1, p. 107–132, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i1.11550. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/11550. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Docência Universitária"