Training processes in teaching degree: challenges of and in teaching

Authors

  • Doris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Ana Carla Holweg Powaczuk Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11550

Keywords:

Training processes, Initial education, Teachers/teacher trainers, Higher education, Teacher learning

Abstract

In this article we discuss about teacher training in higher education from the understanding of the training processes which provide its dynamics. The study was developed from a narrative qualitative approach, as a sociocultural initiative performed by teachers and students of graduation courses from a public university and a community higher education institution in the country area of Rio Grande do Sul. Our objective was to understand the conceptions about teacher learning of teachers in their initial education and also teacher trainers, and how these conceptions imply in training processes of teachers. We understood that the formative paths can represent the way a professional profile is built and how formative experiences emerge in the light of the challenge of recontextualise the profession.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-graduação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, Pesquisador Produtividade em Pesquisa CNPq. 

E-mail: dbolzan19@gmail.com

Ana Carla Holweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, Membro da Equipe de Pesquisa ou Pesquisadora colaboradora. 

E-mail: dbolzan19@gmail.com

References

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010a.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João, 2010b.

BAKHTIN, M. (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Michel Lahud et al. 7. ed. São Paulo: HUCITEC, 1995.

BEILLEROT, J. La formación de formadores: entre la teoria y la práctica. 1. ed. Buenos Aires: Centro de Publicaciónes Educativas y material didáctico, 2006.

BOLZAN, D. P. V. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. Relatórios Parciais de Pesquisa, Bolsa Pq CNPq, registro n° 032835, GAP/CE/UFSM, 2013, 2014.

BOLZAN, D. P. V. Aprendizagem docente e processos formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. Relatório Final de Pesquisa, registro nº 020117, GAP, CNPq/PPGE/CE/UFSM, 2009a.

BOLZAN, D. P. V. Aprendizagem docente e processos formativos: movimentos construtivos da professoralidade na educação básica e superior. Relatórios de Pesquisa, Bolsa PQ 10/2009, registro nº 304863, GAP/CE/UFSM, 2010, 2011, 2012a.

BOLZAN, D. P. V. Aprendizagem docente: movimentos da professoralidade no ensino superior. In: PULLIN, E. M. M. P.; BERBEL, N. A. N. (Org.). Pesquisas em Educação: inquietações e desafios. Londrina: EDUEL, 2012b.

BOLZAN, D. P. V. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. 1. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.

BOLZAN, D. P. V. Formação Permanente e conhecimento pedagógico compartilhado: possibilidades na docência universitária. In: ISAIA, S. D. P. V. M.; A. BOLZAN, D. P. V.; MACIEL, A. M. R. (Org.). Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: Ed. UFSM, 2009b. p. 163-176.

BOLZAN, D. P. V. Grupo de discussão para organização da análise categorial do projeto de pesquisa Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. jan./fev. 2015.

BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. Aprendizagem docente na educação superior: construções tessituras da Professoralidade. Revista Educação, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. de A. O conhecimento pedagógico compartilhado e a aprendizagem docente: elementos constituintes dos processos formativos na educação superior. Revista digital Políticas Educativas, v. 1, p. 69-79, 2007.

BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. de A. Pedagogia universitária e aprendizagem docente: relações e novos sentidos da professoralidade. Revista Diálogo Educacional, v. 10, p. 13-26, 2010.

BOLZAN, D. P. V. Pedagogia Universitária e processos formativos: a construção de conhecimento pedagógico compartilhado. In: EGGERT, E. et al. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. v. 1

CUNHA, M. I. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, maio/ago. 2006.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Relatos de experiencia y investigación narrativa. In: LARROSA, J. et al. (Org.). Déjame que te cuente: ensaios sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes Ediciones, 1995.

DA ROCHA, A. M. R. A [re]construção da docência superior nas interconexões

entre ambientes formativos presenciais e virtuais. Projeto de Pesquisa n. 0333451,

GAP/CE/UFSM, 2013-2015.

ISAIA, S. M. de A. Os movimentos da docência superior: especificidades nas diferentes áreas de conhecimento e sua influência na atuação docente. Projeto de Pesquisa Pq/CNPq n. 034589, GAP/CE/UFSM, 2012-2015.

ISAIA, S. M. da A. Verbetes. In: MOROSINI, M. (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário. Brasília, DF: INEP/RIES, 2006. v. 2.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Editorial Cartago de México, S.A. Cerrada de San Antonio Nº 22, 1984.

MARCELO, G. C. Formación del profesorado para el cambio educativo. Barcelona: Ediciones Universitarias de Barcelona, 1999.

SACRISTÁN, G. Docencia y cultura escolar: reformas e modelo educativo. 2. ed. Buenos Aires, 1997.

SARMENTO, M. A vez e a voz dos professores: contributo para o estudo da cultura organizacional da escola primária. Portugal: Porto Editora LDA, 1994.

POWACZUK, A. C. H. A tessitura da docência universitária de professores iniciantes: movimentos da professoralidade. Projeto de Estágio Pós-Doutoral. PPGE/CE/UFSM,

VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Madrid: Visor: Distribuciones, 1991.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Published

2017-04-04

How to Cite

BOLZAN, D. P. V.; POWACZUK, A. C. H. Training processes in teaching degree: challenges of and in teaching. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 1, p. 107–132, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i1.11550. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/11550. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê "Docência Universitária"