Política para a Educação Básica no Estado de São Paulo: tendências do governo de Tarcísio de Freitas
tendências do governo de Tarcísio de Freitas
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v49.34770Palavras-chave:
Política Educacional Paulista, Gestão Educacional, Parcerias Público-PrivadasResumo
Quais as principais ações estratégicas do atual governo do estado de São Paulo para a educação básica? Partindo desta questão, o objetivo do presente artigo é apresentar uma avaliação do primeiro ano do governo de Tarcísio de Freitas e das principais tendências para a educação básica verificadas nos discursos e ações efetuadas pelo executivo, em especial no que diz respeito ao avanço da racionalidade neoliberal na educação, às mudanças realizadas no ensino médio, às tecnologias na escola, ao financiamento e à gestão da educação. O tema foi abordado considerando um breve panorama do pensamento neoliberal e do seu projeto político educacional e as correspondentes ações de gestão escolar do governo estadual paulista. Os procedimentos de investigação foram a pesquisa bibliográfica e a documental, com análise do plano de governo para o Estado de São Paulo, do Mapa Estratégico da Secretaria de Estado da Educação e de portarias emitidas. A principal conclusão é a de que se encontra em curso um generalizado processo de consolidação da educação ligada aos princípios e valores privados e gerenciais no âmbito da educação pública no estado de São Paulo.
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