Política para a Educação Básica no Estado de São Paulo: tendências do governo de Tarcísio de Freitas

tendências do governo de Tarcísio de Freitas

Autores

  • Tânia Martins Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Neusa Maria Dal Ri Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" https://orcid.org/0000-0002-3000-2280

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.34770

Palavras-chave:

Política Educacional Paulista, Gestão Educacional, Parcerias Público-Privadas

Resumo

Quais as principais ações estratégicas do atual governo do estado de São Paulo para a educação básica? Partindo desta questão, o objetivo do presente artigo é apresentar uma avaliação do primeiro ano do governo de Tarcísio de Freitas e das principais tendências para a educação básica verificadas nos discursos e ações efetuadas pelo executivo, em especial no que diz respeito ao avanço da racionalidade neoliberal na educação, às mudanças realizadas no ensino médio, às tecnologias na escola, ao financiamento e à gestão da educação. O tema foi abordado considerando um breve panorama do pensamento neoliberal e do seu projeto político educacional e as correspondentes ações de gestão escolar do governo estadual paulista. Os procedimentos de investigação foram a pesquisa bibliográfica e a documental, com análise do plano de governo para o Estado de São Paulo, do Mapa Estratégico da Secretaria de Estado da Educação e de portarias emitidas. A principal conclusão é a de que se encontra em curso um generalizado processo de consolidação da educação ligada aos princípios e valores privados e gerenciais no âmbito da educação pública no estado de São Paulo.

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Biografia do Autor

Tânia Martins, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

É doutora em Educação (2014) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com estágio sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Educação (2005) pela UFSCar. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) (2002). Trabalhou de 2014 a 2021 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), integrando o Núcleo de Estudos e Pesquisas "Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais". Possui experiência em orientações de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, especialização, mestrado e doutorado, tendo orientado 6 trabalhos de orientação científica, sendo que 3 receberam prêmios destaques, mais de 20 trabalhos de conclusão de curso; 12 trabalhos de especialização lato Sensu; 7 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado. Tem relação com agência de fomento, tendo uma pesquisa financiada pela FAPESP e outra pelo CNPq sob responsabilidade direta. Participou de pesquisa realizando trabalho de campo na Universidade de Yucatan e Quintana Roo no México e nos Institutos Politécnicos de Porto e Coimbra. Atualmente, é professora Assistente doutora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), campus Marília. Vice-coordenadora do Curso de Pedagogia, presidente da Comissão de Estágio e membra do Comitê de ética (UNESP/Marília). Participa como associada do GT11 da ANPED e do Universitas-Br. Tem realizado pesquisas na área de Política educacional e suas articulações com a formação e o trabalho docente no ensino superior, na educação a distância e na educação profissional. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4095-4995

Neusa Maria Dal Ri, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Universidade de São Paulo , Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Portugal (2008), Pós-Doutorado em Educação pela UFSCar (2018). Professora Associada - Livre-Docente III da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília (1990 até o momento). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da UNESP, Campus de Marília, gestão 2013-2017. Coordenadora do DINTER UNESP/UFMA, 2012-2016. Bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, nível 1 D. Membro da Red de Investigadores y Organizaciones Sociales de Latinoamérica (RIOSAL), Membro da Asociación de Universidades Grupo Montevidéo, Associada do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Membro do Conselho Consultivo do Instituto Caio Prado Júnior, Pesquisadora membro da Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo. Líder do Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia da UNESP. Editora do periódico científico ORG&DEMO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, política educacional, gestão democrática, democratização e educação, movimentos sociais e educação, educação e trabalho

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Publicado

25-11-2024

Como Citar

MARTINS, T.; DAL RI, N. M. Política para a Educação Básica no Estado de São Paulo: tendências do governo de Tarcísio de Freitas: tendências do governo de Tarcísio de Freitas. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e34770, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.34770. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/34770. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

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