Análise dos pressupostos educacionais da homeschooling no Brasil a partir de Paulo Freire e Matthew Lipman
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v48.32188Palavras-chave:
Integração, Pensar reflexivo, Homeschooling, Paulo Freire, Matthew LipmanResumo
Este artigo analisou os conceitos de integração de Freire e de pensar reflexivo de Lipman para embasar uma educação libertadora, contrapondo-se à fundamentação da educação domiciliar (homeschooling) no Brasil. Para isso, levantamos a seguinte questão: que educação pressupõe a homeschooling diante das contribuições de Freire e Lipman? Num primeiro momento, buscaremos compreender o conceito de integração em Freire para analisar os pressupostos da homeschooling. Em seguida, abordaremos a noção de pensamento reflexivo em comunidade de investigação de Lipman para analisar os referidos pressupostos, e refletiremos acerca das contradições presentes na homeschooling. m estudo bibliográfico de caráter qualitativo, fundamentada nas obras dos dois referidos autores para compreender seus conceitos de integração e de pensar reflexivo. Este esboço conceitual crítico explora a fundamentação teórica do homeschooling no Brasil, sob a perspectiva do pensamento crítico e uma educação que fomenta democracia, igualdade e reconhecimento da diferença. As propostas de Lipman e Freire enfatizam uma educação centrada na experiência de pensamento, valorizando o contraditório em um contexto dialógico, problematizador, crítico e criativo. Essa abordagem busca integração sociocultural, dando voz aos oprimidos e promovendo uma prática democrática que compreende o contexto político-econômico da opressão. A educação proposta por esses pensadores é uma práxis que articula a construção do conhecimento e a transformação das desigualdades sociais e culturais. Essa perspectiva educacional se contrapõe aos modelos conservadores, autoritários e arbitrários, como a homeschooling, que prejudicam o ensino público, a justiça social, o desenvolvimento integral da pessoa e a democracia.
Downloads
Referências
ALAVINA, F. de O. Depois da Escola? Homeschooling e a Recusa do Espaço Público. 2022. Disponível em: http://www.paginas.fe.usp.br/eventos/evento/eventos_evento.php?acao=Visualizar_Arquivo&tipo=trabalho_completo&eventosevento_codigo=5890&eventoseventoinsc_numero=55&eventoseventoinsctrabalho_numero=1. Acesso em: 26 set. 2022.
DEWEY, J. Como Pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. Tradução de Haydée Camargo Campos. 4ª Edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979a.
DEWEY, J. Democracia e Educação: uma introdução para a Filosofia da Educação. 4. Ed. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1979b.
DJU, A. O.; MURARO, D. N. A infância como o outro libertador. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16618. Acesso em: 4 out. 2022.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 29. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, P. Educação e Atualidade Brasileira. 2. Ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 22. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P: Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 13. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia da Solidariedade. 3. Ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, P. Professora, Sim; Tia, Não: Cartas a quem ousa ensinar. 24. Ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2015.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Tradução de Adriana Lopes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo, UNESP, 2000.
HENNING, L. M. P. Experiência existencial no Pensamento freiriano. Revista Educação e Emancipação, São Luís: Universidade Federal do Maranhão [Programa de Pós-Graduação em Educação] v. 12, n. 1, p. 33-53, jan./abr. 2019.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
MAURANO, L. M. S.; HENNING, L. M. P. Quais Relações Podemos Traçar entre o Conceito de Pensamento reflexivo deweyano e a Formação do Pesquisador em Educação no Brasil? Florianópolis: X ANPED SUL, 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/888-0.pdf. Acesso em: 05 fev. 2021.
MURARO D. N.; SOUSA C. J. O filosofar na educação básica em uma Comunidade de investigação. Revista do NESEF. A filosofia na educação de crianças e jovens. v. 9, nº 2, p. 77-94, ago./dez. 2019. Disponível em: https://educacao.ufpr.br/nesef/wp-content/uploads/sites/10/2019/12/8-O-filosofar-na-educa%C3%A7%C3%A3o-b%C3%A1sica.pdf. Acesso em: 31 maio 2020.
LIPMAN, M. O Pensar na Educação. Tradução de Ann Mary Fighiera Perpétuo. 3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
LIPMAN, M. O Significado político da Comunidade de Investigação. In: LIPMAN, M. O Pensar na Educação. Tradução de Ann Mary Fighiera Perpétuo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995, p. 353-369.
OLIVEIRA, R. L. P.; BARBOSA, L. M. R. O neoliberalismo como um dos fundamentos da educação domiciliar. Pro-posições, v. 28, n. 2 (83), p. 193-212, Maio/Ago. 2017.
PIMENTA, R. Investigação, Educação e Democracia. Educação. História da Pedagogia: John Dewey, São Paulo, Segmento, v. 6, p. 64-73, dez. 2010.
SILVA, S. O Pensar Certo e a Educação na Obra de Paulo Freire. Dissertação (Mestrado em Educação). 201f. Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, Londrina, 2015.
VASCONCELOS, M. C. C. A casa e os seus Mestres: a educação doméstica como prática das elites no Brasil de oitocentos. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação. Rio de Janeiro: PUC, Departamento de Educação, 2004.
VASCONCELOS, M. C. C. Educação na casa: perspectivas de desescolarização ou liberdade de escolha? Pro-posições, v. 28, n. 2 (83), p. 122-140, Maio/Ago. 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Antonio Oliveira Dju, Patrícia Melo Magoga, Darcísio Natal Muraro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.