Análise dos pressupostos educacionais da homeschooling no Brasil a partir de Paulo Freire e Matthew Lipman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.32188

Palavras-chave:

Integração, Pensar reflexivo, Homeschooling, Paulo Freire, Matthew Lipman

Resumo

Este artigo analisou os conceitos de integração de Freire e de pensar reflexivo de Lipman para embasar uma educação libertadora, contrapondo-se à fundamentação da educação domiciliar (homeschooling) no Brasil. Para isso, levantamos a seguinte questão: que educação pressupõe a homeschooling diante das contribuições de Freire e Lipman? Num primeiro momento, buscaremos compreender o conceito de integração em Freire para analisar os pressupostos da homeschooling. Em seguida, abordaremos a noção de pensamento reflexivo em comunidade de investigação de Lipman para analisar os referidos pressupostos, e refletiremos acerca das contradições presentes na homeschooling. m estudo bibliográfico de caráter qualitativo, fundamentada nas obras dos dois referidos autores para compreender seus conceitos de integração e de pensar reflexivo. Este esboço conceitual crítico explora a fundamentação teórica do homeschooling no Brasil, sob a perspectiva do pensamento crítico e uma educação que fomenta democracia, igualdade e reconhecimento da diferença. As propostas de Lipman e Freire enfatizam uma educação centrada na experiência de pensamento, valorizando o contraditório em um contexto dialógico, problematizador, crítico e criativo. Essa abordagem busca integração sociocultural, dando voz aos oprimidos e promovendo uma prática democrática que compreende o contexto político-econômico da opressão. A educação proposta por esses pensadores é uma práxis que articula a construção do conhecimento e a transformação das desigualdades sociais e culturais. Essa perspectiva educacional se contrapõe aos modelos conservadores, autoritários e arbitrários, como a homeschooling, que prejudicam o ensino público, a justiça social, o desenvolvimento integral da pessoa e a democracia.

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Biografia do Autor

Antonio Oliveira Dju, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEDU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação pelo (PPEDU - UEL). Linha de pesquisa: Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação. Membro do Grupo de Pesquisa A Educação Filosófica de Crianças, Adolescentes e Jovens. Graduado em Filosofia pela Spiritan University College – Gana (2007). Graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2012). Especialista em Metodologia de Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2016). Possui experiência nos estudos relacionados à Filosofia africana, Ubuntu; nos estudos relacionados à filosofia de educação; experiência no ensino de filosofia

Patrícia Melo Magoga, Colégio Chaminade de Bauru

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da UEL (Universidade Estadual de Londrina) na área da Filosofia da Educação (2020). Pós-graduada a nível de Especialização em Gestão de Projetos e Programas Sociais pela Universidade Estácio de Sá (2013-2014). Graduada em Pedagogia pela UEL, com habilitação em Educação Infantil, Séries Iniciais e Orientação e Supervisão Escolar (2008). Pesquisadora bolsista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL a nível de mestrado, financiada pela CAPES. Aluna pesquisadora e bolsista do Grupo de Estudos Pedagógicos em Educação de Jovens e Adultos (2005), financiada pela PROEX. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação Filosófica e Experiência Democrática: a democracia como modo de vida ético e político (2019). Artigos publicados em periódico (Qualis A1), e-book e anais. Foi professora da Educação Infantil, da educação profissional, professora de Inglês, educadora social no terceiro setor e tutora eletrônica no ensino superior. Atuou como orientadora pedagógica no SENAI e no SESI em Londrina/PR. Atualmente é professora do Ensino Fundamental I na rede privada de ensino. Temas de pesquisa: democracia, educação, filosofia da educação, experiência e pensamento reflexivo, educação escolar, escola pública, desenvolvimento, integração social.

Darcísio Natal Muraro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Londrina, no CECA - Centro de Educação, Comunicação e Artes, Departamento de Educação, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem projeto de pesquisa na área de filosofia e educação. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (1990), mestrado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), doutorado pela Universidade de São Paulo (2008).

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

DJU, A. O.; MAGOGA, P. M.; MURARO, D. N. Análise dos pressupostos educacionais da homeschooling no Brasil a partir de Paulo Freire e Matthew Lipman. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e32188, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.32188. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/32188. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua