ESCOLA E APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR
Abstract
Este artigo apresenta como crianças de escola pública, em situação de sucesso escolar, representam a escola e a aprendizagem. A Teoria das Representações Sociais foi o referencial orientador do estudo. Tratou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O estudo foi desenvolvido com crianças em situação de sucesso escolar que responderam a uma entrevista semiestruturada. A interpretação dos dados foi guiada pela análise de conteúdo. Os resultados indicaram que, nas representações das crianças, a escola constitui um espaço de preparação para o mundo do trabalho e a ascensão social. As crianças admitiram aprender fora da escola e afirmaram recorrer a fontes variadas para incrementar sua aprendizagem, como livros, televisão e internet. Destacaram, como elementos potencializadores de sua aprendizagem, o empenho, o estímulo e o interesse de seus pais e professores no desenvolvimento de sua prática. Concluiu-se que o caráter promissor da escola está ancorado nas representações sociais das crianças.
Palavras-chave: Crianças. Escola. Aprendizagem. Representações sociais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
The authors retain copyright and grant the Journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons – Attribution – 4.0 International license.