FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness

Autores/as

  • Emília Murta Moraes
  • Julio Emilio Diniz-Pereira

Resumen

Este artigo teve como objetivo geral discutir o tema da formação de professores para a diversidade cultural. Para tal, os autores iniciam o texto por meio de uma reflexão sobre a complexidade dessa temática em razão de uma grande polissemia entre os termos utilizados nesse debate. Ressaltam-se as diferentes abordagens, concepções e perspectivas que são, normalmente, assumidas nessa discussão. Cada uma dessas abordagens, concepções e perspectivas leva a diferentes ações de formação de professores e/ou práticas de sala de aula. Por fim, constata-se a ausência desse tema nos programas de formação inicial de professores no Brasil e analisam-se algumas iniciativas de formação continuada sobre a questão da diversidade.

Palavras-chave: Formação docente. Diversidade cultural. Multiculturalismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-11-26

Cómo citar

MORAES, E. M.; DINIZ-PEREIRA, J. E. FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness. Roteiro, [S. l.], p. 105–130, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação, diversidade e ação pedagógica