FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness
Abstract
Este artigo teve como objetivo geral discutir o tema da formação de professores para a diversidade cultural. Para tal, os autores iniciam o texto por meio de uma reflexão sobre a complexidade dessa temática em razão de uma grande polissemia entre os termos utilizados nesse debate. Ressaltam-se as diferentes abordagens, concepções e perspectivas que são, normalmente, assumidas nessa discussão. Cada uma dessas abordagens, concepções e perspectivas leva a diferentes ações de formação de professores e/ou práticas de sala de aula. Por fim, constata-se a ausência desse tema nos programas de formação inicial de professores no Brasil e analisam-se algumas iniciativas de formação continuada sobre a questão da diversidade.
Palavras-chave: Formação docente. Diversidade cultural. Multiculturalismo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
The authors retain copyright and grant the Journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons – Attribution – 4.0 International license.