Desafios da gestão democrática: uma análise do sistema escolar de tempo integral de Manaus

Autores

  • Cintia Adélia da Silva Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-7455-9814
  • Arminda Rachel Botelho Mourão Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.26992

Palavras-chave:

Gestão democrática, Educação integral, Educação de tempo integral, Educação integral liberal, Educação integral politécnica

Resumo

No estado do Amazonas, o sistema de educação integral está constituído por dois subsistemas: um, das Escolas Estaduais de Tempo Integral – EETIs e, outro, dos Centros Estaduais de Tempo Integral – CETIs. Este artigo resulta de uma pesquisa realizada, em 2014, em três Escolas Estaduais de Tempo Integral – EETIs, com o objetivo de verificar em que condições de trabalho, a práxis da gestão escolar concorre para alcançar os fins instituídos em lei e por quais experiências pedagógicas em educação integral, além disso, quais seus desafios? A metodologia consistiu numa revisão histórica sobre as principais experiências pedagógicas com educação integral no Brasil: tempo integral, educação integral liberal e educação integral politécnica; aplicação de survey multifatorial às escolas da base empírica e análise dos resultados por meio do materialismo histórico. Chegou-se à conclusão: por mais que a gestão escolar tenha apresentado uma tendência a práticas democráticas, dois obstáculos precisam ser superados: o espontaneísmo afetivo e o gerencialismo burocrático. Além disso, aplicar os princípios da LDB pela perspectiva do movimento sindical e pôr em prática uma gestão democrática superadora da educação integral, sob a forma de tempo integral.

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Biografia do Autor

Cintia Adélia da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade - CIEPES/UNIR

 

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas

Docente do Programa Stricto Sensu em Educação da UFAM e do Doutorado em Educação na Amazônia UFAM/UFPA.

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Publicado

11-03-2021

Como Citar

SILVA, C. A. da; MOURÃO, A. R. B. Desafios da gestão democrática: uma análise do sistema escolar de tempo integral de Manaus. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e26992, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.26992. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26992. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Educação Integral