Por um currículo perspectivista: uma provocação Nietzschiana
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v45i.24344Palavras-chave:
Currículo, Nietzsche, PerspectivismoResumo
Este artigo é fruto de pesquisa bibliográfica e tem como objetivo analisar e discutir a filosofia perspectivista de Nietzsche a fim de mostrar as implicações para o campo da educação e do currículo. Com base nos escritos de Nietzsche e de autores que dialogam com a obra nietzschiana, propomos evidenciar, em um primeiro momento, que o filósofo alemão ultrapassa os pressupostos da modernidade e inaugura uma nova dimensão da filosofia ao estabelecer o perspectivismo como modo de pensamento. Em um segundo momento, mostramos como o perspectivismo nietzschiano potencializa modos de pensar o currículo que primam não mais pela unidade e identidade – categorias metafísicas -, mas pela multiplicidade e diferença, já que não recorre a essencialismos e universalismos.
Downloads
Referências
AZEREDO, V. D. Nietzsche e a modernidade: ponto de virada. Cadernos Nietzsche, v. 27, 2010, p. 143-168.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2004.
CORAZZA, S. Que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
CORAZZA, S.; TADEU, T. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
CRAGNOLINI, M. Estranhos ensinamentos: Nietzsche-Deleuze. Educação e Sociedade. v. 26, n. 93, p. 1161-1166, set./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000400004
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 1997. v. 5.
DELEUZE, G. Nietzsche e a filosofia. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 15. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2000.
FOUCAULT, M. Nietzsche, Freud, Marx. São Paulo: Princípio Editora, 1997.
HERMANN, N. Nietzsche: uma provocação para a filosofia da educação. In: GHIRALDELLI, P. (org.). O que é Filosofia da Educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 139-156.
LAROSSA, J. Nietzsche e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MACHADO, R. Nietzsche e a verdade. 2. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2002.
MARTON, S. Extravagâncias: ensaios sobre a filosofia de Nietzsche. São Paulo: Discurso Editorial e Editora UNIJUÍ, 2000.
MARTON, S. Nietzsche: a transvaloração dos valores. São Paulo: Editora Moderna, 1993.
MARTON, S. Nietzsche: filósofo da suspeita. Rio de Janeiro: Casa da palavra, 2010.
MORA, J. F. Dicionário de Filosofia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1991.
NIETZSCHE. F. Além do bem e do mal. São Paulo: Companhia de Bolso, 2013.
NIETZSCHE, F. Crepúsculo dos ídolos ou a filosofia a golpes de martelo. Curitiba: Hemus, 2001.
NIETZSCHE, F. Genealogia da Moral. São Paulo: Companhia das letras, 1998.
NIETZSCHE, F. Samtliche Werke, Kritische Studienausgabe. In: MARQUES, A. Sujeito e perspectivismo: Seleção de textos de Nietzsche sobre teoria de conhecimento. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1989.
NIETZSCHE, F. Sobre verdade e mentira no sentido extramoral. In: MARTON, S. Nietzsche: a transvaloração dos valores. São Paulo: Moderna, 1993. p. 80-81.
OUBIÑA, D. Celebração da revolta: a poesia selvagem de Jean Vigo. In: LARROSA, J. (org.). Elogio da Escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. p. 273-283.
PARAÍSO, M. Um Currículo entre formas e forças. Educação, v. 38, n. 1, p. 49-58, jan./abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18443
PETERS, M. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença: uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SILVA, T. T. O adeus as metanarrativas educacionais. In: SILVA, T. T. (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 249-260.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.