A aula de História: a experiência e a biografia docente na produção do conhecimento escolar de História
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22983Palavras-chave:
Metodologia de ensino, Didática da História, Biografia docente, Produção estética da aulaResumo
A discussão encaminhada vai ao encontro das condições e possibilidades de criação/construção das aulas de história desenvolvidas por professoras e professores da rede pública de ensino de União da Vitória, PR, tendo como perspectiva de mediação a experiência profissional docente, a cultura escolar, o currículo e a diversidade de metodologias de ensino-aprendizagem. Discutir o processo criativo dos conteúdos e metodologias do ensino escolar de História apresenta-se fundamentalmente importante e necessário, pois se desenvolvem dentro de relações e alcance mais pragmáticos e em resposta a questões mais próximas e urgentes às escolas. Em contraste às continuadas sucessões, sobreposições curriculares, à falta de uma formação continuada eficaz e à distância formativa da universidade, desenvolvem-se, por parte de nossos professores, estratégias didático-metodológicas autorais no ensino escolar de História. Precisamos olhar para as condições e práticas de ensino de História que se desenvolvem nas salas de aulas de nossas escolas, buscando nesse processo uma aproximação entre os níveis escolares e de formação docente. Por meio de pesquisas da biografia profissional docente e da análise das práticas didático-metodológicas, percebemos em reflexo que elas se desenvolvem próximas à experiência profissional e à cultura escolar e, sobretudo, compartilham de um espectro metodológico diverso e próximo do que convencionamos chamar de produção estética da aula. Nesse sentido a pesquisa aplicada dentro das escolas ultrapassa a idealização e formalização do currículo e busca construir um desenho didático mais próximo da realidade do ensino.
Downloads
Referências
APPLE, M. W. Conhecimento oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Vozes, 1997.
ARROYO, M. G. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
ARROYO, M. G. Educador em diálogo com nosso tempo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
BENITO, A. E. El manual escolar y la cultura professionalo de los docentes. Tendências Pedagógicas, v. 14, p. 169-180, 2009.
GOODSON, I. F. As políticas de currículo e de escolarização. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
LESSARD-HÉBERT, M.; GOYETTE, G.; BOUTIN, G. Investigação qualitativa. Fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.
RÜSEN, J. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Curitiba: Editora UFPR, 2015.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010
YOUNG, M. F. D. Conhecimento e currículo: do sócio construtivismo ao realismo social na sociologia da educação. Porto, Portugal: Porto Editora, 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.