A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO CENTRO DA BIOECONOMIA: ELEMENTOS PARA UMA ANALÍTICA DE CURRÍCULO

Autores

  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Resumo

O presente texto propõe-se a examinar a constituição contemporânea da docência no ensino médio no Brasil, tomando como condição de possibilidade a emergência do capitalismo cognitivo, modo de organização econômica marcado por estratégias bioeconômicas. Toma-se como materialidade investigativa um conjunto de documentos curriculares publicados pela Unesco e pelo Estado brasileiro, ao longo da última década, que toma como alvo a referida etapa da educação básica. Objetiva-se, então, problematizar os modos pelos quais se intensificam, contemporaneamente, os investimentos políticos sobre a docência no ensino médio no Brasil. Como conclusões a esse estudo, apresenta-se um conjunto de três racionalidades bioeconômicas que atribuem produtividade aos investimentos nesta etapa da educação básica, a saber: o aumento do potencial de empregabilidade dos sujeitos escolares; a ampliação da competitividade do país; e a promoção de práticas de cidadania e seguridade social.

Palavras-chave: Ensino médio. Docência. Currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor Adjunto na Área de Fundamentos da Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim.

Downloads

Publicado

22-04-2013

Como Citar

SILVA, R. R. D. da. A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO CENTRO DA BIOECONOMIA: ELEMENTOS PARA UMA ANALÍTICA DE CURRÍCULO. Roteiro, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 125–150, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2055. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos