Stories that educate: from the old of quilombo to the training for youth - memory, knowledge, tradition

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17535

Keywords:

Stories of old, Quilombo, Local knowledge, Orality

Abstract

In the process of building knowledge many peoples, cultures and knowledges have been marginalized. This article is a problematization proposed to a research, completed in the Postgraduate Program in Education of the State University of Rio Grande do Norte, which aims to investigate the influences of the Knowledge of Tradition concretized by the "old people's stories" of the Quilombola Community of Santana, in Pernambuco, for the formation of the youth of that locality. As a method, we have Oral History which examines the work of memory as a legacy of community tradition. The study evidences and denotes the direct relation of the teachings of the elders for the formation of the younger ones and, as a theoretical basis, is based mainly on Bosi, Halbwachs, Pollak and Alberti for this investigation.

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Author Biographies

Pedro Fernando Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central-PE (2005). Possui Especialização em História Afro-brasileira e Indígena pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco-PE (2008). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-RN (2015), na linha de pesquisa: Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente. Atualmente é professor estatutário da Escola Estadual Agrícola de Umãs (EAU) e professor contratado e coordenador do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC) - Salgueiro/PE. Tem experiência na área de História Afro-brasileira e Indígena, Educação e Letras com ênfase em Português e literatura.

Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Tem Especialização em Inclusão pela Rede Municipal de Educação de Mossoró/RN, Curso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), de Intérprete de LIBRAS, pela UERN e Curso de LEDOR, pela UERN e pela CESGRANRIO, Curso de Legendagem para Surdos e Ensurdecidos, pela UFRN, Curso de Audiodescrição pela UFRN, Curso de Orientação e Mobilidade, pela UERN. Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi bolsista de produtividade da UERN, membro dos Grupos de Pesquisa em Educação, Memória, (Auto) Biografia e Inclusão (GEPEMABI) da Faculdade de Educação FE/UERN e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação do Ceará (GEPHEC), da Universidade Federal do Ceará. É pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da UERN e representante da Linha de Pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão, no referido programa, vinculada ao Programa Interinstitucional de Doutorado em Ciências da Saúde (DINTER), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como coorientadora. É Diretora da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN, membro Titular da Comissão de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UERN, membro representando a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Junta Multiprofissional da UERN. Coordena pesquisa com mote Ascensão Social pelos Estudos de Estudantes com Deficiências; da Educação Básica à Educação Superior, institucionalizada na UERN. Coordena pesquisas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Inovação Tecnológica (PIBIT) sobre a perspectiva (auto) biográfica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte com apoio do CNPq, pesquisas sobre Deficiência Auditiva, Deficiência Física, Deficiência Visual e Deficiência Intelectual financiadas pela UERN e pelo CNPq, respectivamente. Coordenou pesquisa com apoio da Fundação de Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). Parecerista Ad Hoc junto à Comissão Permanente de Pesquisa (CPP) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Membro Titular da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, da UERN. Reúne experiência em pesquisas e extensão com discussão central no âmbito das políticas para as pessoas com deficiência, políticas e ações inclusivas para estudantes com deficiência no Ensino Superior, populações camponesas, migrantes, Povos do Mar, Povos do Campo, Quilombolas, Caiçaras, em projetos Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Trabalho com a Metodologia da Pesquisa (Auto) Biográfica e história Oral.

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Published

2019-05-15

How to Cite

SANTOS, P. F.; AGUIAR, A. L. O. Stories that educate: from the old of quilombo to the training for youth - memory, knowledge, tradition. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 1–16, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i2.17535. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/17535. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Seção Temática: Educação e Diferença: diálogo e perspectivas