Historias que educan: de los viejos del quilombo a la formación para la juventud – memoria, saberes, tradición

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17535

Palabras clave:

Historias de los viejos, Quilombo, Saberes locales, Oralidad

Resumen

En el proceso de construcción del conocimiento muchos pueblos, culturas y saberes fueron margeados. Este artículo es una problematización propuesta a una investigación concluida en el Programa de Postgrado en Educación de la Universidad del Estado de Rio Grande do Norte, que pretende investigar las influencias de los Saberes de la Tradición concretadas por las "historias de los viejos" de la Comunidad Quilombola de Santana, en Pernambuco, para la formación de la juventud de esa localidad. Como método, se tiene la Historia Oral, que examina el trabajo de la memoria como legado de tradición de la comunidad. El estudio evidencia y denota la relación directa de las enseñanzas de los más viejos para la formación de los más jóvenes y, como base teórica, se apoya principalmente en Bosi, Halbwachs y Alberti para esa investigación.

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Biografía del autor/a

Pedro Fernando Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central-PE (2005). Possui Especialização em História Afro-brasileira e Indígena pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco-PE (2008). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-RN (2015), na linha de pesquisa: Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente. Atualmente é professor estatutário da Escola Estadual Agrícola de Umãs (EAU) e professor contratado e coordenador do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC) - Salgueiro/PE. Tem experiência na área de História Afro-brasileira e Indígena, Educação e Letras com ênfase em Português e literatura.

Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Tem Especialização em Inclusão pela Rede Municipal de Educação de Mossoró/RN, Curso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), de Intérprete de LIBRAS, pela UERN e Curso de LEDOR, pela UERN e pela CESGRANRIO, Curso de Legendagem para Surdos e Ensurdecidos, pela UFRN, Curso de Audiodescrição pela UFRN, Curso de Orientação e Mobilidade, pela UERN. Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi bolsista de produtividade da UERN, membro dos Grupos de Pesquisa em Educação, Memória, (Auto) Biografia e Inclusão (GEPEMABI) da Faculdade de Educação FE/UERN e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação do Ceará (GEPHEC), da Universidade Federal do Ceará. É pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da UERN e representante da Linha de Pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão, no referido programa, vinculada ao Programa Interinstitucional de Doutorado em Ciências da Saúde (DINTER), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como coorientadora. É Diretora da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN, membro Titular da Comissão de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UERN, membro representando a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Junta Multiprofissional da UERN. Coordena pesquisa com mote Ascensão Social pelos Estudos de Estudantes com Deficiências; da Educação Básica à Educação Superior, institucionalizada na UERN. Coordena pesquisas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Inovação Tecnológica (PIBIT) sobre a perspectiva (auto) biográfica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte com apoio do CNPq, pesquisas sobre Deficiência Auditiva, Deficiência Física, Deficiência Visual e Deficiência Intelectual financiadas pela UERN e pelo CNPq, respectivamente. Coordenou pesquisa com apoio da Fundação de Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). Parecerista Ad Hoc junto à Comissão Permanente de Pesquisa (CPP) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Membro Titular da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, da UERN. Reúne experiência em pesquisas e extensão com discussão central no âmbito das políticas para as pessoas com deficiência, políticas e ações inclusivas para estudantes com deficiência no Ensino Superior, populações camponesas, migrantes, Povos do Mar, Povos do Campo, Quilombolas, Caiçaras, em projetos Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Trabalho com a Metodologia da Pesquisa (Auto) Biográfica e história Oral.

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Publicado

2019-05-15

Cómo citar

SANTOS, P. F.; AGUIAR, A. L. O. Historias que educan: de los viejos del quilombo a la formación para la juventud – memoria, saberes, tradición. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 1–16, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i2.17535. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/17535. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Seção Temática: Educação e Diferença: diálogo e perspectivas