Lições de professoras alfabetizadoras experientes às professoras alfabetizadoras iniciantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.32469

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente, Professoras alfabetizadoras experientes, Professoras alfabetizadoras iniciantes

Resumo

A pesquisa teve por objetivo identificar as lições que as professoras alfabetizadoras experientes gostariam de deixar às professoras alfabetizadoras iniciantes e suas contribuições para o desenvolvimento profissional docente. Participaram da pesquisa seis professoras alfabetizadoras experientes que atuavam no mínimo há quinze anos na Rede Municipal de Ensino de Brusque (SC). A pesquisa é de abordagem qualitativa e biográfica denominada “história de vida”, e a análise dos dados ocorreu mediante a textual discursiva. Como referencial teórico elegemos as contribuições de Marcelo García (1999, 2009), Vaillant e Marcelo (2012, 2015), Nóvoa (1992, 1999, 2009, 2010), para dialogar sobre a formação de professores e o desenvolvimento profissional docente. Com relação à alfabetização, pautamo-nos principalmente em Soares (2004, 2011, 2016), Mortatti (2008) e, Smolka (2019). Os resultados evidenciaram que as lições perpassam a formação para alfabetizar; conhecimentos pedagógicos; conhecimentos específicos da alfabetização; atitudes docentes; e, laços afetivos. Almejamos que essas lições possam contribuir para as professoras que estão começando na alfabetização, pois compreendemos a necessidade de uma formação docente construída dentro da profissão, o que implica no compartilhamento de saberes, numa dimensão que seja capaz de romper com a individualidade da docência.

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Biografia do Autor

Juliana Pedroso Bruns, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Sou professora, formadora, pesquisadora, poetisa e escritora. Curso Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau - (PPGE-FURB), sou Bolsista do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Sou Mestra em Educação pela mesma instituição de ensino. No Mestrado, fui Bolsista do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integro a linha de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Educacionais e Práticas Educativas e o Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (GPFORPE). Faço parte da Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR). Integro o Grupo de Pesquisa Leituras sobre Educação, Saúde, Esporte e Lazer (LESEL) - UNIFEBE. Cursei Especialização em Educação pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, no qual fui bolsista pela UNIEDU (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) - 2017/2018. Cursei Licenciatura em Pedagogia, pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE (2016). Durante a graduação, fui bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no qual atuei de 2012 a 2014 no subprojeto de alfabetização e letramento na educação infantil e em 2015 na secretaria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Possuo experiência com a docência desde 2012, atuando na educação infantil e nos anos iniciais. Minhas pesquisas perpassam o desenvolvimento profissional docente, inserção profissional, formação inicial e continuada de professores.

Rita Buzzi Rausch, PPGE FURB; PPGE UNIVILLE

Cursou Pedagogia na FURB; Especialização em Alfabetização na UNIVALI; Mestrado em Educação na FURB; Doutorado em Educação na UNICAMP e Pós-doutorado em Educação na UFSC. Atuou como alfabetizadora e coordenadora pedagógica na Educação Básica na SEMED de Blumenau. Na FURB, atuou como professora e pesquisadora no Curso de Pedagogia e no PPGE; coordenou o PIBID de Pedagogia: Alfabetização e Letramento; coordenou o PPGE; e assumiu a Direção do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras. Foi coordenadora da XIII ANPEd-Sul 2020-2021. Atualmente é aposentada e professora voluntária na FURB e lidera o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas - GPFORPE. Desde 02/2020 é professora visitante no PPGE da UNIVILLE e integra o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente - GETRAFOR. É integrante da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes; da ANPEd e da ANFOPE. É bolsista de produtividade em pesquisa e consultora ad hoc do CNPq. É consultora ad hoc do GT 8 - Formação de professores da ANPEd. Suas pesquisas abordam o desenvolvimento profissional docente, especialmente a formação inicial, inserção profissional e formação continuada de professores.

Referências

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Publicado

24-07-2023

Como Citar

BRUNS, J. P.; RAUSCH, R. B. Lições de professoras alfabetizadoras experientes às professoras alfabetizadoras iniciantes. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e32649, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.32469. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/32469. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

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