Lessons from experienced literacy teachers for beginner literacy teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.32469

Keywords:

Teacher professional development, Experienced literacy teachers, Beginning literacy teachers

Abstract

The research aimed to identify the lessons that experienced literacy teachers would like to leave to beginning literacy teachers and their contributions to professional teacher development. Six experienced literacy teachers who had worked for at least fifteen years in the Municipal Education Network of Brusque (SC) as literacy teachers participated in the research. The research uses a qualitative and biographical approach called “life history”, and data analysis was carried out through discursive textual. As a theoretical reference, we chose the contributions of Marcelo García (1999, 2009), Vaillant and Marcelo (2012, 2015), Nóvoa (1992, 1999, 2009, 2010), to discuss teacher training and professional development. With regard to literacy, we are mainly based on Soares (2004, 2011, 2016), Mortatti (2008) and Smolka (2019). The results showed that the lessons permeate training to teach literacy; pedagogical knowledge; specific literacy skills; teaching attitudes and affective bonds. We hope that these lessons can contribute to teachers who are starting to teach literacy, as we understand the need for teacher training built within the profession, which implies sharing knowledge, in a dimension that is capable of breaking with the individuality of teaching.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Pedroso Bruns, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Sou professora, formadora, pesquisadora, poetisa e escritora. Curso Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau - (PPGE-FURB), sou Bolsista do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Sou Mestra em Educação pela mesma instituição de ensino. No Mestrado, fui Bolsista do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integro a linha de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Educacionais e Práticas Educativas e o Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (GPFORPE). Faço parte da Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR). Integro o Grupo de Pesquisa Leituras sobre Educação, Saúde, Esporte e Lazer (LESEL) - UNIFEBE. Cursei Especialização em Educação pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, no qual fui bolsista pela UNIEDU (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) - 2017/2018. Cursei Licenciatura em Pedagogia, pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE (2016). Durante a graduação, fui bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no qual atuei de 2012 a 2014 no subprojeto de alfabetização e letramento na educação infantil e em 2015 na secretaria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Possuo experiência com a docência desde 2012, atuando na educação infantil e nos anos iniciais. Minhas pesquisas perpassam o desenvolvimento profissional docente, inserção profissional, formação inicial e continuada de professores.

Rita Buzzi Rausch, PPGE FURB; PPGE UNIVILLE

Cursou Pedagogia na FURB; Especialização em Alfabetização na UNIVALI; Mestrado em Educação na FURB; Doutorado em Educação na UNICAMP e Pós-doutorado em Educação na UFSC. Atuou como alfabetizadora e coordenadora pedagógica na Educação Básica na SEMED de Blumenau. Na FURB, atuou como professora e pesquisadora no Curso de Pedagogia e no PPGE; coordenou o PIBID de Pedagogia: Alfabetização e Letramento; coordenou o PPGE; e assumiu a Direção do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras. Foi coordenadora da XIII ANPEd-Sul 2020-2021. Atualmente é aposentada e professora voluntária na FURB e lidera o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas - GPFORPE. Desde 02/2020 é professora visitante no PPGE da UNIVILLE e integra o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente - GETRAFOR. É integrante da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes; da ANPEd e da ANFOPE. É bolsista de produtividade em pesquisa e consultora ad hoc do CNPq. É consultora ad hoc do GT 8 - Formação de professores da ANPEd. Suas pesquisas abordam o desenvolvimento profissional docente, especialmente a formação inicial, inserção profissional e formação continuada de professores.

References

MARCELO GARCÍA, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, v.8, p. 7-22, jan./abr. 2009. Disponível em: https://idus.us.es/handle/11441/29247. Acesso em: 03 nov. 2021.

MARCELO GARCÍA. C. Formação de professores para uma mudança educativa. 2.ed. Porto Editora: Portugal, 1999.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 2.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

MORTATTI, M. do R. L. Notas para uma história da formação do alfabetizador no Brasil. Revista brasileira Est. pedag., Brasília, v. 89, n. 223, p. 467-476, set./dez. 2008. Disponível em: https://docplayer.com.br/19647075-Rbep-estudos-notas-para-uma-historia-da-formacao-do-alfabetizador-no-brasil-resumo-maria-do-rosario-longo-mortatti.html. Acesso em: 20 set. 2022.

NÓVOA, A.; FINGER, M. In: NÓVOA, A. FINGER, M. (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 19-29.

NÓVOA, A. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote: Instituto de Inovação Educacional, 1992. p. 15-34.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

NÓVOA, A. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. 2.ed. Porto: Porto, 1999.

PESCE, M. K. de; ANDRÉ, M. E. D. A. Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 4, n. 7, p. 39-50, jul./dez. 2012. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 05 nov. 2021.

PRADO, G. V. T.; SOLIGO, R. Memorial de formação – quando as memórias narram a história da formação. In: PRADO, Guilherme do Val Toledo.; SOLIGO, Rosaura (org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007. p. 45-60.

RAUSCH, R. B. O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores. 2008. 328 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2008. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_e7b18f349b5eb3e5dbd4ce6d938c2bdc. Acesso em: 21 out. 2021.

RAUSCH, R. B. Professor-pesquisador: concepções e práticas de mestres que atuam na educação básica. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 37, p. 701-717, set./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/4693. Acesso em: 12 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7198

SMOLKA, A. L. B. Relações de ensino e desenvolvimento humano: reflexões sobre as (trans)formações na atividade de (ensinar a) ler e escrever. Revista Brasileira de Alfabetização., Belo Horizonte - MG, v. 1, n. 9, p. 12-28, jan./jun. 2019. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/314. Acesso em: 26 set. 2022.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 6.ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2011.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01. Acesso em: 25 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002

VAILLANT, D.; MARCELO, C. El ABC y D de la formácion docente. Madrid, Espanã: Narcea, S.A. de Ediciones, 2015.

VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.

Published

2023-07-24

How to Cite

BRUNS, J. P.; RAUSCH, R. B. Lessons from experienced literacy teachers for beginner literacy teachers. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e32649, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.32469. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/32469. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos de demanda contínua

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.