Universalização do ensino médio com qualidade social: desafios dos estados de Alagoas e Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.30697

Palavras-chave:

ensino médio, qualidade social, universalização

Resumo

O artigo buscou responder à pergunta diretriz: quais os limites e possibilidades à universalização do Ensino Médio com qualidade social nos estados de Alagoas e Goiás? No âmbito dos aspectos teórico-metodológicos, optou-se pela abordagem dialética. Foram utilizados dados estatísticos relacionados, obtidos por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e do Censo Escolar, nos anos de 2016 e 2019. O estudo aponta as desigualdades educacionais entre dois estados de uma mesma nação e a distância que ambos estão da materialização do proposto nas metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024). Ao Ensino Médio é relevante e urgente ter todos os jovens de 15 a 17 regularmente matriculados, professores com formação e condições de trabalho adequadas e, por fim, mas não menos importantes, escolas com infraestrutura ampla. Materializar as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação é um caminho profícuo à universalização do Ensino Médio com qualidade social.

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Biografia do Autor

Gilvan Luiz Machado Costa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Graduado em Matemática-Licenciatura pela Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (1986). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Realizou Pós-Doutoramento na Universidade Federal de Minas Gerais (2009-2010). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina-Unisul. Leciona no referido Programa e, também, nos cursos de Licenciatura da referida Universidade. Atualmente, além das orientações de mestrado, orienta 03 teses de doutorado. Líder do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino Médio (GREPEM). Coordenador do Projeto de Pesquisa "Valorização dos professores do Ensino Médio na região sul do Brasil: configurações nas redes estaduais de ensino" (Auxilio Financeiro - CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: Trabalho docente e valorização dos profissionais da educação. Ensino médio no Brasil.

Mônica de Morais Sampaio Silva, Secretaria Municipal de Saúde de Maceió

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas, Brasil (1997)
Enfermeira do Secretaria Municipal de Saúde de Maceió , Brasil. Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil (2021). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino Médio (GREPEM).

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Publicado

29-05-2023

Como Citar

COSTA, G. L. M.; SILVA, M. de M. S. Universalização do ensino médio com qualidade social: desafios dos estados de Alagoas e Goiás. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e30697, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.30697. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30697. Acesso em: 22 dez. 2024.

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