Problematização e pesquisa no ensino fundamental: critérios e interrogações

Autores

  • Eloir Fátima Mondardo Cardoso Colégio de Aplicação da UNESC
  • Antonio Serafim Pereira Colégio de Aplicação da UNESC

Resumo

O presente trabalho constitui a síntese preliminar dos critérios que o Grupo pesquisa-formação (GPF) do Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em suas discussões, selecionou como pressupostos do Ensino por Problematização e Pesquisa (EPP), acompanhados de análise crítica das condições profissionais e sociais oferecidas aos alunos como prática inovadora. Seu propósito não se limita em um simples relato desses pressupostos, mas se amplia na crítica a respeito dos desafios a se enfrentar diante das questões problemáticas decorrentes da problematização e da pesquisa no currículo escolar como princípios orientadores. No processo de síntese várias interrogações emergiram, entre elas: como garantirmos o EPP, nas atuais condições objetivas do trabalho docente se sobre nós pesa uma forte carga de reprodução e importação do conhecimento, a qual nos torna divulgadores acríticos dos conhecimentos históricos? Que nossos leitores compartilhem conosco suas significações para levantarmos explicações que nos ajudem a transformar nossas perguntas em respostas-ação!

Palavras-chave: Ensino. Problematização. Pesquisa. Critérios e interrogações.

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Publicado

15-12-2010

Como Citar

CARDOSO, E. F. M.; PEREIRA, A. S. Problematização e pesquisa no ensino fundamental: critérios e interrogações. Roteiro, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 343–362, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/278. Acesso em: 22 dez. 2024.

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